Pular para o conteúdo principal

Jasmin Manga ou (Plumeria rubra).












Nome Científico: Plumeria rubra
Sinonímia: Plumeria aurantia
Nome Popular: Jasmim-manga, frangipane, árvore-pagode, plumélia, jasmim-de-são-josé, jasmim-do-pará, jasmim-de-caiena
Família: Apocynaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene


O jasmim-manga é uma árvore encantadora, seu aspecto exótico e suas flores perfumadas envolvem a todos. Seus caule e ramos são bastante robustos e apresentam uma seiva leitosa e tóxica se ingerida. As folhas são grandes, largas e brilhantes e caem no outono-inverno. A floração inicia-se no fim do inverno e permanece pela primavera, com a sucessiva formação de flores de diversas cores e nuances entre o branco, o amarelo, o rosa, o salmão e o vinho. Está disponível no mercado uma forma variegada da planta.

Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil, leve e bem drenado. Não é tolerante ao frio e às geadas. Pode ser cultivada isolada ou em grupos, em amplos espaços, preferencialmente longe de dormitórios devido ao forte perfume. Multiplica-se por estaquia.

FONTE: http://www.jardineiro.net/br/banco/plumeria_rubra.php

Comentários

  1. COMO ENCONTRAR JASMIM MANGA

    ResponderExcluir
  2. Sao lindas, mesmo!
    Nao sei onde encontrar. Eu plantei uma estaquia em vaso grande com terra adubada. ja nasceram 5 folhas. vamos ver se segue... Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Por favor eu adquiri uma muda de jasmim manga gostaria de saber se eu posso faze-la de um Bonsai, pois eu não tenho terra onde eu moro, obrigada pela atenção teresa.

    ResponderExcluir
  4. Alguém pode me ajudar? meu email é neusamattos.rj@gmail.com
    Eu moro na ilha de Paquetá e tenho uma árvore, Jasmim de São José (Plumeria rubra).
    Desde o ano passado estamos com sérios problemas.
    No mês de novembro começam a nascer umas lagartas pequeninas, que se alimentando das folhas em mais ou menos um mês elas crescem muito, ficando com mais de 10cm. Esta árvore fica na entrada da minha casa. As lagartas com esse tamanho pesam e caem, e ninguém quer passar com medo. Se fossem algumas só, estaria tudo bem, o problema é que do ano passado para cá o número de lagartas aumentou muito!

    ResponderExcluir
  5. Olá. VEndo semente de plumerias para quem tiver interesse, no link: http://soflor.com.br/sessoes.asp?id=39&categoria=416

    ResponderExcluir
  6. Contra lagartas use essa receita:
    Numa garrafa de 1 litro, misture 50 g de fumo de rolo picado e pimenta malagueta, complete com água e deixe repousar por uma semana. Dilua em 10 litros de água e pulverize.

    ResponderExcluir
  7. Folhas com ferrugem ... alguem sabe como tratar?

    ResponderExcluir
  8. Essa Plumeria tem fruto? Gostaria rm saber pra que serve esse fruto? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  9. Essa Plumeria tem fruto? Gostaria rm saber pra que serve esse fruto? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber como são as raizes do Jasmin Manga, se são muito invasivas, se descem mais verticais ou se espalham superficial e horizontalmente no solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Tudo bem ?

      As raízes não são agressivas , pode ser plantada em calçadas ,a raiz da árvore é sempre parecida com a copa da árvore .

      Excluir
  11. Olá
    Gostaria de saber se a Plumaria se adapta bem em vasos?
    Desde já grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde Rodrigo, gostaria de saber se posso cultivar o jasmim manga em vaso, moro em Curitibanos S/C é uma região que faz muito frio e pelo que li ela não gosta de frio e geadas, seria possivel manter em vaso.
    Atenciosamente: Maristela Ribeiro.

    ResponderExcluir
  13. A plumeria, foi a árbore sagrada do amor e matrimonio na cultura Maya em Mesoamérica,algumas espécies são originárias desta região, só gostaria de saber se alguém sabe se ela têm ou possui propriedades medicinais,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você Sabe cuidar da sua Rosa do Deserto?

Aqui vão algumas dicas para que ela esteja sempre bonita:



A Rosa do Deserto é uma planta domestiscada cujo nome científico é Ademium obesum, ela necessita de polinização manual para sua reprodução, ou então adotar o método de mudas.

Modo de Cuidar:

A planta gosta de clima quente, seco e sol (a rosa precisa de muito sol para florecer);

Mantenha a areia ou a terra sempre úmida, porém sem encharcar (não é necessario regar todos os dias, somente quando a areia ou a terra em cima do vaso secar, não encharque mas regue regularmente, uma vez a cada três dias é o necessário);

É importante não deixar a água acumular em baixo do vaso. Adubar a planta a cada dois meses ( qualquer adubo orgânico para flores).



Preparação do Vaso:

No novo vaso, ( não tão maior que o atual, os vasos tem que ser trocados, porém o tamanho não pode ser muito diferente , deve-se aumentar o tamanho gradativamente). Coloque no fundo pedras, coloque uma manta de bedim para que as raizes não cheguem a sair do vaso, dai cubra…

Limão - Rosa.

Nome da fruta: Limão-cravo

Nome científico: Citrus bigaradia Loisel.
Família botânica: Rutaceae
Características da planta: Árvore de pequeno porte, chegando a cerca de 5 metros de altura, copa arredondada. Folhas de coloração verde intenso e pecíolo alargado, fortemente aromáticas quando maceradas. Flores pequenas, alvas, aromáticas e melíferas. Fruto: Tipo esperídio, globoso, ligeiramente achatado, casca de coloração verde-amarelada, amarela ou amarelo-avermelhada na maturação. Polpa ácida, amarga, envolvendo muitas sementes. Frutificação: Inverno Propagação: Enxertia


                        Dentre os cítricos, não há árvore mais resistente do que a do limão-cravo. Não foi à toa, portanto, que ela difundiu-se com mais facilidade e velocidade por todos os recantos da América, assim que a família dos frutos cítricos foi trazida da Europa. Agora, quase não há rincão, quintal ou km silvestre deste continente em que não haja – ou em que não tenha havido um dia – pelo menos um …

Fruta do Conde

Introdução:

A ata pertence à família Annonaceae, gênero Annona, que inclui em torno de 120 gêneros e por volta de 2000 espécies. A espécie Annona squamosa produz frutos delicados, considerados dos melhores do gênero. A ata é também conhecida como pinha e fruta-do-conde no Brasil, anona blanca, sweetsop, anon, anona, rinon, atta del Brasil, srikaya, atis, etc.. 


De acordo com Braga (1960), a ateira é uma planta americana, talvez originária das Antilhas e regiões circunvizinhas. As Anonáceas são fruteiras tipicamente de clima tropical, apresentam boas perspectivas econômicas para a região Nordeste do Brasil, por serem culturas altamente adaptadas às condições locais e produzirem frutos a partir do mês de janeiro, suprindo parte da capacidade ociosa da indústria de suco de caju. 


Apesar de não se dispor de dados estatísticos, é notória a demanda crescente, tanto no mercado interno, como no externo pelos frutos de Annona squamosa L. Esse incremento na procura motivou os fruticultores e empre…