sábado, 18 de dezembro de 2010

Você Sabe cuidar da sua Rosa do Deserto?














Aqui vão algumas dicas para que ela esteja sempre bonita:




A Rosa do Deserto é uma planta domestiscada cujo nome científico é Ademium obesum, ela necessita de polinização manual para sua reprodução, ou então adotar o método de mudas.


Modo de Cuidar:


A planta gosta de clima quente, seco e sol (a rosa precisa de muito sol para florecer);


Mantenha a areia ou a terra sempre úmida, porém sem encharcar (não é necessario regar todos os dias, somente quando a areia ou a terra em cima do vaso secar, não encharque mas regue regularmente, uma vez a cada três dias é o necessário);


É importante não deixar a água acumular em baixo do vaso. Adubar a planta a cada dois meses ( qualquer adubo orgânico para flores).




Preparação do Vaso:


No novo vaso, ( não tão maior que o atual, os vasos tem que ser trocados, porém o tamanho não pode ser muito diferente , deve-se aumentar o tamanho gradativamente). Coloque no fundo pedras, coloque uma manta de bedim para que as raizes não cheguem a sair do vaso, dai cubra com um pouco de areia, depois ponha humus de minhoca e plante a rosa com uma mistura de areia grossa e terra enchendo até a borda. (OBS pode ser 2/3 de areia grossa com 1/3 de substrato misturado).


Geralmente troca de vaso durante á primavera ou verão ou seja final de setembro até fevereiro.




Caracteristica:


Herbácea perene, suculenta de pleno sol ou meia- sombra. Prefere clima quente e seco. Deve ser utilizada isoladamente ou em grupos sobre solo arenoso ou rochoso.

Uma dica pessoa entre no site :http://www.rosadodesertobrasil.com.br/ , você encontrará muitas informações sobre essa planta.

334 comentários:

  1. oLÁ, TENHO UMA ROSA DO DESERTO, MAS ELA PARECE NAO ESTAR MUITO FELIZ. SERÁ QUE É PQ ELA PEGA SOL E CHUVA??? MORO EM MANAUS E ESTAMOS NA EPOCA CHUVOSA. ELA ESTÁ EM UM VASO, MAS ESTÁ NA ÁREA EXTERNA DE MEU JARDIM... QUAL ADUBO DEVO COLOCAR PARA ELA FLORIR????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho duas rosas-do-deserto. Sao da mesma cor mas, acredito, de especies diferentes. As folhas sao diferentes.
      Uma gosta muito do sol, a outra, nem tanto (ela prefere pegar o sol da manha ou do final da tarde, q sao mais amenos)!
      A outra nao tem problema algum e fica o tempo td no sol.
      Acho tb q qdo o clima é muito quente, acredito q ela precise estar num vaso grande...bom, eu fui aumentando o tamanho do vaso td ano, foi isso q fiz com a minha, se eu falar alguma besteira o Rodrigo me corrige (risos).
      Sobre o adubo, nao uso muito...sao mais as folhas q caem e vou jogando na terra do vaso.
      Aproveitando, quero parabeniza-lo pelo blog, Rodrigao!

      Excluir
    2. Resposta perfeita ... está correto em sua resposta ..Parabéns .

      Excluir
    3. Olá Rodrigo,eu sou do Rio Grande do Sul.quero muito ter estas flores lindas aqui,mas tenho umas dúvidas.Será que elas podem sobreviver aqui no sul se eu as proteger das geadas? Alguém sabe se já tem alguém as cultivando em lugares frios?

      Excluir
    4. ei cintia esperimenta colocar ela dentro da sua casa em augun lugar que bate sol... e faça a rega normalmente de 3 em tres dias se estiver muito calor pode optar por 3 vezes na semana ..
      espero ter ajudado

      Excluir
    5. Olá Rodrigo, acho que sou o contrario dos amigos acima. Minha rosa do deserto está linda, com caule super alto, flori bem, porém gostaria que ela ficasse mais baixa, com caule grosso. Existe alguma técnica para isso? Tentei cortar um pedaço do caule, mas ele não ramifica como em outras espécies.

      Excluir
  2. Me mande uma foto dela, para eu conferir , mande no meu email, mas geralmente ha uma época que a rosa - do - deserto fica feia mesmo a minha está feia, mas me mande uma foto para eu ver.
    Atenciosamente.
    Rodrigo Sanchez.

    ResponderExcluir
  3. olá,rosa do deserto e muito bela e o jacaranda muito bonitas

    ResponderExcluir
  4. Ola gostaria de saber se e normal ela cair as folhas pois a minha, as folhas estao amarelando e caindo oque devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também esta amarelando as folhas e caindo.

      Excluir
    2. A minha também acontece isso, só que depois ela brota normal.

      Excluir
    3. Pode ser que você esteja regando muito frequentemente e quando fica sem sol ela cai as fohas

      Excluir
    4. é normal quando esta frio e quando esta por dias sem sol...

      Excluir
  5. Olá, cintia tudo bem ?
    Cintia a Rosa-do-Deserto é normal cair as folhas mesmo, a minha aqui está assim geralmente na época de ventos e frio acontece isso, logo ela começara a brotar.
    Rodrigo Sanchez.

    ResponderExcluir
  6. oi me nome é marcia , gostaria de saber se durante o frio eu tenho que tirar ela da exposição ao vento, e as folhas podem ser molhadas?

    ResponderExcluir
  7. Marcia, durante algum tempo a rosa do deserto fica assim mesmo, ela fica feia, não precisa retirar ela do frio não, as folhas podem ser molhadas sim, e lembre ela gosta muito de sol, umas 6 horas por dia.
    Espero ter ajudado.
    Rodrigo Sanchez

    ResponderExcluir
  8. Olá comprei uma rosa do deserto em seguida as folhas começaram a cair e a batata dela de um lado esta mole por q?

    ResponderExcluir
  9. oi rodrigo, gostei de suas dicas, eu tenho 3 pés de rosa do deserto, gostaria de saber se eu posso fazer mais mudas com os galhos dela e como fazer, obrigado anezio singolani, cidade de onda verde-sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei fzer mudas mas não consegui... se conseguir me avisa...abraço.

      Excluir
    2. Já fiz várias mudas e praticamente todas com sucesso. Cortei os galhos e coloquei canela em pó no local do corte, na planta e nos galhos, para evitar cicatriz feia e contaminação da planta. Deixei os galhos retirados ao sol por dois dias, após esse período plantei os galhos e todos pegarão e estão lindos. Rafael-Natal

      Excluir
  10. oi, meu nome é Regina, estou tentando realizar a polinização artificial, mas nao estou conseguindo, poderia me dizer como fazer?????
    Agradeco imensamente se for possivel!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina , já tentei tbem e infelizmente não consegui é muito complicado, conheço um senhor que faz isso não ele não passa o segredo...abraço

      Excluir
    2. aki tem um video pra sacar mais ou menos como funciona

      http://youtu.be/1jo7ybhidaQ

      Excluir
  11. Olá, Bom dia a todos:
    É normal cairem as folhas , pois ela pode ter sentido o transporte, vc mudou ela de vaso?

    Anezio eu ja tentei fazer por estaquia , que seria pelos galhos , mas não consegui não..

    Regina , ainda não tentei por polinização, não sei como funciona, posso tentar saber se souber de algo te aviso.

    Rodrigo Sanchez.

    ResponderExcluir
  12. Olá não conhecia essa planta mais é muito linda comprei numa feira aqui no mato grosso. Espero saber cuidar direitinho... Qualquer duvida peço ajuda de vcs...

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber o que passa na flor do deserto quando as folhas estão com uns bichinhos amarelos (parece fungos). Como tratar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ?
      São Pulgões , vc terá que jogar chá de sábão , sabe como fzer ?
      Se não souber me avisa, eu te ensino..
      Abraço.

      Excluir
    2. A minha estava cheia de pulgão. Fiz agua com sabão em pó e passei com uma escovinha de dentes, folha por folha. Daí as folhas cairam mas agora ela já está toda florida de novo. Gostaria de aprender a fazer o chá de sabão.

      Excluir
  14. OI MEU NOME É VIVIANE E ESTOU DESESPERADA!!! TENHO UMA ROSA DO DESERTO JA FAZ UNS CINCO MESES QUE EU GANHEI.SÓ QUE ELA ESTA QUASE SEM FOLHAS,ELAS FICAM AMARELAS E CAEM DE BAIXO PARA CIMA.O QUE EU DEVO FAZER?ME AJUDA POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, comprei 2 mudas de rosa do deserto (10cm). Uma eu deixei pegando o sol da manha e a outra sem sol nenhum mas com muita luminosidade, e a que está crescendo rapido é a que não está no sol. No entanto todas as literaturas dizem que ela dá flor com exposição ao sol. Como resolve isso? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha já vi acontecer isso..
      Mas tbem pelo que pesquiso , ela gosta de muito sol...
      Deixa aonde estiver se desemvolvendo bem..
      Abraço

      Excluir
  16. Olá Rodrigo, tudo bem?
    PRECISO DE UM HELP URGENTE!!!
    A pouco tempo conheci esta linda planta e me encantei.... contudo, penso que elas não estão muito felizes com os cuidados que ando tendo.
    Moro em uma região extremamente seca e quente (o clima apropriado para elas)... fiz o plantio delas em vasos, com 1/2 porção de areia grossa e 1/2 de subtrato(para a melhor drenagem da planta coloquei argila expandida no fundo do vaso)... elas ficam pelo menos 6 horas por dia no sol, rego elas no intervalo de 3 ou 4 dias... etc...MAIS ELAS ESTÃO DO MESMO TAMANHO que as comprei (uns 4 meses)... e o pior, tem uma delas que está com um tronco amolecido...as demais estão com folhas estão com um verde mais claro... quase amareladas...O QUE FAÇO?
    Desde já, muitísímo grata
    Att. Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tbem tinha amolecido o caule ..
      Mas eu tinha regado demais ela, verifique isso tá...

      Excluir
    2. olha vou te dar uma dica , eu comprei pela internet 7 mudas com 8cm cada com cores diferentes, chegaram abatidas um poko , veio num copinho de café,logo preparei os vasos, fundo com pedrinhas e depois misturei areia de construção, pedrinhas de aquario, carvão moido,terra vegetal, plantei elas feito a poda e curada com canela em pó, fikei de olho no comportamento delas pois não sabia como eu iria rega-las , um dia esqueci elas e tomou chuva fiquei desesperada pois elas ficaram com o caule mole , imediatamente tirei elas do vaso tava encharcadas , misturei mais terra vegetal para tirar o encharcamento e plantei elas novamente , elas gostarm pois reagiram bem, ai fikei com medo de molhar demais e ficar com o caule mole d novo , molhava 3 vezes por semana , ai o caule começou a muchar , molhei e elas voltaram a ficar bem novamente, agora molho elas todos os dias poka agua não no pé delas mas em volta , dias chuvosos não molho , agora elas estão com 5 meses de plantadas e cresceram estaõ com 17 cm coloquei casca de ovos torada e pedrinhas de aquario por cima não perdi uma delas e nem cairam as folhas tomam sol das 8 da manha até as 2 da tarde , coloco fertizante de folhas nelas e tabm fertilizante para flores 1 vez por mes, estou esperando a florada , essa é minha experiencia com as adenium

      Excluir
  17. Oi, eu plantei minhas mudas de rosa do deserto em vasos com terra e areia misturadas, foi isso que a vendedora mandou fazer, mas depois da compra andei pesquisando sobre elas e cada site diz uma coisa diferente, estou em duvida, alguém poderia me responder pois não sei bem o que fazer, já as plantei mas se estiver errado já arrumo tudo mais rápido possivel.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha as minhas aqui de casa, eu planto 70 % de terra vegetal e 30% de areia , tem dado certo , e o que tenho observado é que ela vai melhor em vaso de plastico do que de argila ou cimento, não sei o por que ...
      Abraço.

      Excluir
    2. Geralmente porque vasos de cimento e principalmente porcelana retem mais a umidade ocasionando um maior tempo de rega, e como a rosa do deserto prefere clima mais quente e seco o de plastico aquece mais rapidamente no sol e seu substrato fica com uma temperetura maior e seco.

      Excluir
  18. Ola, bom dia a todos.
    A Rosa do Deserto ela é bem sensivel mesmo, precisam prestar atenção para não deixar o solo encharcado, e realmente ela gosta de muito sol, não entendi essa que foi melhor na sombra não kkk, diferente ela...kkke quanto a sementes , eu ainda não consegui também...a minha em plantei na terra mesmo e ela esta indo bem, coloquei so um pouco de areia, lembrando que a Rosa- do -Deserto não pode ser adubada ta .. se não ela mucha mesmo.. mais duvidas so perguntar..
    Atenciosamente;
    Rodrigo Sanchez..

    ResponderExcluir
  19. oi a minha rosa do deserto está com verrugas amarelas o que fazer

    ResponderExcluir
  20. comprei uma rosa do deserto faz 5 meses e ela esta plantada em vaso ela estava bonita dando frores,e eu coloquei um adubo que são umas bolinha branca e preta que coloca no solo da planta,depois as folhas começaram a amarelar e cair,e ela pegava só um pouco do sol da tarde
    me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  21. QUEM É O RESPONSÁVEL POR RESPONDER ESSAS PERGUNTAS?

    ResponderExcluir
  22. Eu sou o responsável, por que alguma duvida ?

    ResponderExcluir
  23. Me mande foto dela com verugas para ver se posso lhe aconselhar algo, mande no meu email...

    ResponderExcluir
  24. Olá Rodrigo. Sou Priscila de 13 anos. Tenho uma muda da rosa do deserto. Quando comprei, ela estava perfeita. Mas agora está com manchas marrons e algumas folhas estão caindo. Ela não pega muuuuito sol não. É possível ela viver nesse local? E preciso replantá-la, pois está em um vaso muito pequeno. Eu não encontrei substrato para plantar, POsso por terra tratada? E esterco? E Humos? Como plantar? Muito obg pela atenção!! Tchaau!

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma rosa do deserto e moro no Mato Grosso, mas estmos no tempo das chuvas poso deixa-la ao ar livre mesmo quando está chovendo eu tenho que recolhe-la??
    E também ela esta ficando com as folhas amareladas o que fazer?
    Desde de ja Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia comprei uma muda da rosa do deserto, plantei em outro vaso maoir, mas agora as folhas estão ficando amareladas e caindo, o que eu devo fazer?

    GRATA
    FLÁVIA

    ResponderExcluir
  27. Flavia, as folhas na Rosa-do- Deserto caem assim mesmo é normal...
    Pode Deixar na chuva, so notar e o solo não fica muito enxarcado, mas a minha aqui de casa aguentou a chuvarada...
    Priscila, ela necessita de bastante sol sim ...na hora de plantar o bom é misturar a terra com areia...

    ResponderExcluir
  28. OI Rodrigo preciso saber qual o melhor mês para plantar a rosa do deserto pretendo comprar uma muda mais estou insegura, quanto ao mês, pois é um sonho de muitos anos e nao quero perde-la.

    ResponderExcluir
  29. Acabei de comprar duas mudas de rosa do deserto, estou ansioso para começar a cuidá-las. Recebi algumas orientações do meu fornecedor o Rafael, moro em Mossoró RN e acho que o nosso clima é ideal para o cultivo dessa espécie. Espero poder contar com a sua ajuda caro Rodrigo Sanchez. Obrigado e volto!

    ResponderExcluir
  30. parabéns pelo seu trabalho!!!!!eu tb adooooro plantas... cuidar delas eh uma maravilhosa terapia. É bom incentivar quantas pessoas for possível!!!! grande abraço!!!karine.

    ResponderExcluir
  31. Obrigado pelos elogios, sempre que precisarem vou responder o que eu souber.. obrigado a vcs pela visita no meu blog...

    ResponderExcluir
  32. Rodrigo, sou do Rio de Janeiro e comprei pelo mercado livre 20 sementes de rosas do deserto, isto a mais ou menos 4 meses, consegui que brotassem apenas 5 sementes, que hoje estão, três com cinco folhas e mais ou menos 5cms. e duas só começaram a brotar folhas agora. Pergunto se a rosa do deserto e´ preguiçosa assim mesmo ou estou tendo algum problema? Pesquisando soube que elas deveriam estar com 10 cms e umas 10 folhas em apenas 6 semanas. Grato e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Geralmente ela demora a brotar mesmo.. vai ter que ter paciencia com ela. E também algumas plantas de crescimento rápido não são todas as sementes que brotam mesmo tá.
      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Excluir
    2. AS SEMENTES DE ROSAS DO DESERTO GERMINA BEM DENTRO DE GARRAFA PET, COLOCAR AREIA TERRA E PEDRINHAS DE RIO OU AREIA GROSSA, I COPO DE CADA MISTURAR BEM E BORRIFAR COM AGUA COLOCAR EM UMA GARRAFA CORTA A GARRAFA UM POUCO, E DEPOIS DE COLOCAR AS SEMENTE FECHAR A GARRAFA COM UMA FITA ISOLANTE E COLOCA AS SEMENTE DENTRO DA GARRAFA EM CIMA DA TERRA TAPA A GARRAFA ATE GERMINAR SEM COLOCAR MAIS AGUA NO COBRE AS SEMENTE COLOCA AS SEMENTES EM CIMA DA TERRA NÃO ESQUECE DE TAPAR A ESTUFA DA GARRAFA PET DE preferência BRANCA DENTRO DE 2 SEMANAS JÁ TEM MUDINHAS CRESCENDO.

      Excluir
  33. Não entendi... no início do teu blog falas que ela precisa ser adubada a cada dois meses... depois nas postagens que respondes diz: "lembrando que a Rosa- do -Deserto não pode ser adubada ta .. se não ela mucha mesmo.. mais duvidas so perguntar.."
    Agora sim fiquei com dúvida se esse blog ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que tomar cuidado com a adubação, vc pode queimar as plantar, tem que tomar muito cuidado, a Rosa do Deserto pode ser adubada sim, mas se não quiser adubar e viverá bem.Agora sobre o blog se ajuda ou não fica a seu criterio , busco as informações para que possam ser passadas corretamentes, se errei peço desculpas, mas lembrando que esse bog não tem fins lucrativos, mas sim a intenção de ajudar as pessoas que amam a natureza. Fique com Deus.

      Excluir
    2. Então para mim causou a mesma estranheza esta informação contraditória, estamos preocupados em levantar as informações que possam ser aplicadas em nossas dúvidas em relação aos cuidados da planta que o senhor demonstra ter igualmente, como bem diz "busco as informações para que possam ser passadas corretamentes", assim agradeço a sua contribuição até aqui, os erros acontecem, contudo recuso seu posicionamento, pois está oferecendo informações gratuitas porque quer também e não é por esta razão que pode nos brindar com arrogância, assim infelizmente sua postura acaba atrapalhando a credibilidade que pode estar oferecendo. Agradeço as informações gratuitas até aqui e que Deus nos proteja.

      Excluir
    3. Ivana, primeiramente numca fui arrogante com ninguem aqui, peço desculpa a você , se fui arrogante com vc, estou meio sem tempo para publicar mais coisas no blog, por isso posso ter cometido alguns erros, começo a pensar a excluir o blog , ja que ele pareçe não ser necessario mais as pessoas.

      Excluir
    4. Rodrigo não dê importancia a essas pessoas... São pessoas que não sabem ser educadas ou não querem. Todas as pessoas erram não somos perfeitos, então se elas não entendem isso pasciencia...! Mas não desista do seu blog. Voce viu que as pessoas mal educadas são a menoria, pense nisso?! É só agente ler todas as perguntas e respostas que vamos ver que a maioria são pessoas educadas e agradecidas pela suas respostas. Um abraço e Deus te abençoe. Ellen Cristyan Cidade Ocidental Goias

      Excluir
    5. Concordo plenamente com você, Ellen Cristyan.
      RODRIGO SANCHEZ, meus parabéns pelo belo trabalho em ajudar as pessoas com o seus conhecimentos. Vim em busca de ajuda e encontrei, muito obrigada!
      Quanto a questão da Ivana, sabe o que tenho em mente?
      "SE NEM DEUS CONSEGUIU AGRADAR À TODOS, POR QUÊ QUE EU VOU TER A PRETENSÃO DE QUERER CONSEGUIR?".
      Eu penso assim e se você, também, pensar dessa forma, não vai dar importância a criticas destrutivas. Tudo de bom, rosária.

      Excluir
  34. como fazer a rosa do deserto florecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem o que fzer .. terá de aguardar.

      Excluir
    2. Eu uso um adubo a cada 15 dias. Ela se mantém forida quase o ano todo!!! É adubo para plantas com flores.

      Excluir
  35. Acessem o site www.rosadodesertobrasil.com.br, pois nele encontrei informações importantes de como podar, replantar, etc.

    ResponderExcluir
  36. Olá. Será que você pode me ajudar? Tenho duas adenium, elas tem dois anos, quase 1 metro, já replantei 2 vezes, nunca podei,o caule é gordo e bonito, folhas lindas, mas nunca deram flores... o que pode estar acontecendo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei , não pode ficar replantando ela.

      Excluir
    2. Ola, voce pode replantar ela sim e deve se estiver em um vaso, porque ela ira simplesmente acabar com as reservas nutricionais dela e do substrato onde ela esta plantada. Troco o substrato e o vaso a cada ano, para floracao uso adubo com boa porcentagem de potassio e para crescimento uso com grande porcentagem de nitrogenio. Sugestao: Forth Jardim e Forth Flores.

      Excluir
  37. Tenho uma Rosa do deserto e quando comprei estava quase morta num canto da floricultura, agora tem folhas grandes e floriu.
    Acabei de adquirir 20 sementes que somente plantarei no verão, quanto a adubação, faço sim, adubo de cobertura adquirida em casa de produtos agropecuarios, mudei ela de vaso também, não muito maior em que estava antes, finalizando, TÁ LINDAAAAAA!!!

    ResponderExcluir
  38. olatabem tenho uma flor do deserto ela e mto sensivel o quer fazer?qualquer coiza ela murcha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver , se não está regando muito ela..

      Excluir
    2. Ou quem sabe deixando de regar também!!!???

      Excluir
  39. Rodrigo,

    Posso substituir o sol por luz artificial? tem algum efeito sobre a rosa do deserto? nao tenho lugar para ela pegar tantas horas de sol no dia....

    Grata

    ResponderExcluir
  40. Ola, Como eu faço muda da rosa do deserto com os galhos ou brotos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, geralmente com galhos deixo secarem por dois dias e so depois as coloco no vaso e rego, consegui muitas mudas assim.

      Excluir
  41. Olá Rodrigo! Quero lhe parabenizar pelo blog, é uma iniciativa muito legal da sua parte e também de uma grande ajuda, principalmente para pessoas leigas como eu que adoramos plantas em geral e não sabemos como cuidar. Eu conheci a Rosa do Deserto através de uma foto e me apaixonei por ela e estou adquirindo uma muda. Espero que eu consiga cuidar bem dela!! Bom dia e continue nos ajudando!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  42. Rodrigo parabéns pelo blog, tem me ajudado muito com suas dicas, agora, dá licença esse pessoal que ainda fica postando queixas, o cara responde tudo na maior boa vontade, compartilha o que sabe e tem gente que vem pra chamar o cara de arrogante...se fosse um mercenário cobrando caro para ensinar todos aplaudiriam....

    ResponderExcluir
  43. Olá Rodrigo, comprei umas sementes de rosa do deserto e plantei como manda o figurino, mas elas não crescem estão com 6 meses e tem cerca de 5 a 7 cm o que devo fazer? Elas pegam bastente sol, moro no MT e não faz frio, já perdi umas 5 mudas elas amarelam murcham e morrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numca trabalhei com semente dela...
      Tente colocar um pouco de adubo NPK 10 - 10 - 10.. MAS BEM POUCO TÁ...
      ABRAÇO.

      Excluir
  44. Comprei um Rosa do deserto que estava muito linda,o rapaz que me vendeu me ofereceu um jarro bem maior do que o que veio que era um jarro de plástico, troquei de jarro colocando só adubo misturado sem colocar áreia e reguei bastante até que a água saisse no furo do jarro,no outro dia ela estava na sombra e mucha, a pergunta que faço é: Está mucha pq reguei de +, pq estava na sombra,se adubei errado,se ela ainda tem jeito e o que posso fazer p reverter a situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excesso de agua , lembre é uma planta que gosta de pouco agua...
      abraço.

      Excluir
  45. olá rodrigo bom dia, comprei uma planta do deserto e já faz 8 meses e ela começou a crescer, e agora está com folhas amareladas e caem com frequÊncia e quando observo ela nao vejo melhora em nada nela, oque faço pra ela ficar bonita?, pois ela não tem aquelas raizes para fora do jarro com já vi outras plantas do deserto, será que tem algum problema com ela, porque mudei de vaso, estava num vaso menor e coloquei em vaso maior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tera de aguardar um pouco , ela deve estar se adaptando ainda, verifica se ela esta pegando sol....
      Coloque um pouco de areia a terra ira ajudar..
      abraço...

      Excluir
  46. NEUZA DE JUIZ DE FORA:
    OLA RODRIGO, tenho uma rosa do deserto com um ano mas já comprei ela grande (uns 2 anos).ESTOU DESESPERADA...ELA COMEÇOU A AMOLECER AS BATATAS QUE FICAM FORA DO VASO E AGORA ELA ESTÁ QUASE 50% ASSIM E JÁ ESTA COM ALGUNS GALHOS MOLES E ESCUROS. O que pode estar acontecendo? o que devo fazer? Pensei em cortar a parte mole, isolar a área com insufime e replantá-la em um vaso de cimento. ME DÁ UM HELPE pois ela estava linda e estou muito triste. OBRIGADÍDDIMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque ela de vaso, coloque terra nova...eu fiz isso com a minha e ela já se recuperou...
      Coloque um pouco de areia tbem...
      abraço.

      Excluir
  47. Rodrigo,
    Posso plantar 2 mudas no mesmo vaso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ACONSELHO, POIS ELA TEM UMA BATATA MUITO GRANDE, E UMA PODERA PREJUDICAR A OUTRA.
      ABRAÇO...

      Excluir
  48. comprei ums rosa do deserto,mas eu queria q ela não crescesse muito,o q sdevo fazer?

    ResponderExcluir
  49. Só não ficar trocando de vaso.. ai ela ficara menos..
    Mas se começar a ficar feia , compre um vaso um pouco maior..
    abraço.

    ResponderExcluir
  50. Olá Rodrigo!

    Vi acima que existem outras pessoas com o mesmo problema que o meu: pulgões!
    Poderia me ensinar como acabar com eles? Vc disse que é preciso usar um chá de sabão, pode passar a receita?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tudo bem ... Coloquei a receita de chá de sabão , geralmente acaba com eles...
      abraço.

      Excluir
  51. Olá Rodrigo!
    Tu sabe me dizer se a rosa do deserto aguenta o clima do RS? Acho muito bonita e gostaria de cultivar, mas tenho duvida se ela aguentaria o inverno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ?
      Acredito que vá bem ai sim , mas ela tera que pegar bastante sol e tomar os devidos cuidados.....

      Excluir
  52. Ok, Rodrigo...fazer o chá de sabão...mas poderia passar o modo de preparo, por favor?!!! rsrsrs Ahhhhh e outra coisa...adoro sua boa vontade em responder as mesmas perguntas uma vez atrás da outra, por isso não me conformo com pessoas tentando tumultuar o seu blog! deixa esse povo encrequeiro de lado e se lembre dos outros muitos que precisam de sua ajuda!!!! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  53. Olá Regina tudo bem, obrigado pelo elogios...
    Regina primeiramente vc raspa um pouco do sabão de coco , mais ou menos um punhadinho que encha a mão , coloque em uma caneca e coloque uns 3 copos de agua, deixe dissolver por um dia .
    Em seguida coloque em um borrifador , aplique 1 vez, e faça isso em intervalo de 3 dias , até que extermine as cochonilas....Obrigado pela visita ...

    ResponderExcluir
  54. Ola Rodrigo tenho tres rosas do deserto, estao muito bonitas pois pegam muitooo sol, mas esta acontecendo algo que esta me deixando desesperada, esta pousando umas abelhinhas preta nas flores e brotos e elas estao morrendo, o que acha que devo fazer?
    Adorei seu blog continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha aparecia também , mas sumiu com o tempo .
      Não cheguei a passar nda nela..

      Abraço.

      Excluir
  55. Olá Rodrigo,sabes me dizer se tem ague que já conseguiu criar a rosa do deserto no RS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem ?
      Infelizmente não sei , mas acredito que não teria problema..


      Abraços..

      Excluir
  56. Rodrigo seu blog é muito legal,percebo que a maioria das pessoas querem que suas rosas do deserto floreçam na velocidade da net kkkkkk,isso nao vai acontecer,comprei tres lindas flores e ja replantei e agora elas estão brotando,vou sempre olhar seu blog para ler as novidades sucesso para vc e pessoal a natureza é lenta temos que reaprender a ter paciencia turma.

    ResponderExcluir
  57. Ola Rodrigo... ganhei um galhinho, da rosa do cerrado, como faço para planta-la´, tem algum processo diferente?! Obrigada e lhe admiro! Camilla Marçal Gurupi-TO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila tudo bem ?
      Ja tentei fazer o plantio através do ganho so que não obtive sucesso, mas o procedimento é o mesmo como se fosse fazer o plantio de uma muda pronta...


      Rodrigo Sanchez.

      Excluir
  58. Oi Rodrigo.
    Queria saber como conseguir mudas da Rosa do Deserto pela internet em site confiáveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem ?
      Olha tem esse site de uma olhadinha lá :
      http://www.rosadodesertobrasil.com.br/

      Abraço.

      Excluir
  59. Olá,
    posso plantar a rosa direto no chão?
    Heloise

    ResponderExcluir
  60. Heloise, tudo bem ?
    Eu fiz essa experiencia de planta - la no chão e ela não se desemvolveu, pelo contrário ela ficou muito feia.
    Não Recomendo..
    Abraço.

    ResponderExcluir
  61. Como é linda a rosa do deserto. Vi pela primeira vez lé em Holambra. Me apaixonei. Os amigos que estavam comigo me fizeram um surpresa e agora ganhei uma. Obrigada por todas as dicas, me ajudarão a cuidar dela.

    ResponderExcluir
  62. Olá, comprei duas rosas do deserto e as replantei faz dois dias no canteiro(terra vegetal e um pouco de areia).
    Uma está ótima, na outra apareceram manchas amarronzadas nas folhas..Rego-as todo dia , devido ao forte calor que está fazendo em Minas Gerais.Elas tambem tomam muito sol.
    Será que as manchas são só adaptaçao do replantio?
    Ou será que a agua está em excesso ou falta??

    Obrigao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve ser regada todos os dias não, ela ficará acessivel a doenças, pode rega - la a cada 3 ou 4 dias é melhor ..


      abraço.

      Excluir
  63. Sou Isadora e moro no MT Bom dia tenho 4 mudas de rosas estão novinhas ainda vi em seus comentarios que é bom colocar areia mas quanto eu plantei elas nao coloquei are posso colocar agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, pode fazer uma pequena cobertura na terra com areia..

      abraço.

      Excluir
  64. oi comprei uma rosa do deserto e tenho ela dentro de casa . toma sol só pela manhã esta certo ela gosta só de sol ou sobrevive dentro de casa ? obrigado !

    ResponderExcluir
  65. olá, tenho uma rose do deserto e gostaria fazer uma troca de vaso, mas ela está com botões. Logo, gostaria de saber se existe algum problema em transplanta-lá estando com botões e flores? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema não ha , mas eu não transplanto ela quando esta com botoões ...prefiro esperar ela ficar sem botões por preferencia minha mesmo, mas não há problema não.

      Abraço.
      Rodrigo.

      Excluir
  66. Olá, Rodrigo, obrigado pelo seu blog.
    Pois bem, em um viveiro de mudas foi me informado por um funcionário, que seria conveniente que a cada três meses, as batatas fossem levemente erguidas, com as mãos mesmo, o que faria com que as batatas ficassem expostas. Já ouviu falar ou encontrou algo assim?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar isso sim, ele esta correto, mas prefiro fazer isso a cada 6 meses, veja o video que tem em meu blog..
      Grande abraço.

      Excluir
  67. oi Rodrigo....
    tenho uma rosa do deserto e está acontecendo o seguinte..... a raiz q está um pouco pra fora da terra está secando e a ponta está amolecendo....
    sabe o q pode estar acontecendo???
    obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ?
      Com a minha aconteceu exatamente o mesmo, porém o solo estava encharcado, preste a atenção quando a este fato, verifique a umidade do solo, e se ele está drenavel....
      Qualquer duvida, me pergunte...
      Rodrigo...

      Excluir
  68. tenho uma rosa do deserto ainda e pequena ela esta caindo folhinhas e alguumas amareladinha o que pode ser me ajuda não quero que elas morem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas trocam de folhas mesmo...
      Mas terá que aguardar logo elas ficaram bonitas, as minhas aqui de casa também estavam feias sem folha alguma, mas com a chuva que veio elas voltaram a brotar...
      Att...
      Rodrigo.

      Excluir
  69. Ola Rodrigo...tenho 5 rosas do deserto uma de cada cor. tenho 3 fora no jardim e duas dentro de casa, as de dentro de casa não pega sol mais pega muito calor pois tem uma telha trasmparente, até que no começo elas gostaram muito.só que não querem da flor estão cheias de folhas. será que tenho de colocar direto no sol? obrigada até mais....meu nome é Elizabte moro no mato grosso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ?
      Elas demoram um pouco para darem a primeira folhada mesmo, mas o correto seria ela pegarem no minimo 4 horas de sol diariamente...
      abraço...
      Rodrigo...

      Excluir
  70. Olá rodrigo eu comprei uma rosa do deserto a alguns meses quando comprei estavA com flores , depois de um tempo as flores cairão e agora de ves em quando percebo algumas folhas amarelando e caindoela esta plantada no substrato como a moça onde comprei mandou ela pega sol o dia inteiuro e rego a mais o menos a cada 4 dias mais ela não esta muito bonita o que estou fazendo de errado como faço para ela ficar cheia de flores e crescer manda a resposta no meu email....danicris7@hotmail.com desde ja agradeço a atençãomuito obrigada espero sua resposta
    ...

    ResponderExcluir
  71. Olá, tudo bem ?
    Experimente colocar um pouco de terra vegetal nela para ela recuperar os nutrientes, provavelmente ela está com falta de nutrientes....
    abraços...

    ResponderExcluir
  72. Olá pessoal! Vou contar a minha experiência no cultivo da rosa: a 1ª mudinha que comprei começou à morrer, o caule foi amolecendo de baixo para cima. Não acreditando que perderia minha linda rosa, arranquei da terra a planta e cortei os galhinhos na base onde ainda não estava mole. Replantei os galhinhos: praticamente somente encostei na terra e deixei no mesmo lugar: sol somente à tarde. Alguns galhos começaram à amolecerem novamente. Retirei novamente a parte mole (cortei com a faca) e plantei um outro lugar onde bate sol da manhã até a tarde. Para minha surpresa dois galhinhos pegaram e estão até com brotos novos! Temos que tentar tuuuudo!

    ResponderExcluir
  73. Olá Sr. Rodrigo Sanchez , eu tenho uma pergunta que não estou achando a resposta na internet.

    *A raiz da Rosa do Deserto é forte? (Eu tenho duas uma é Rosa-escuro e Rosa-claro e estou pensando coloca lado no lago)

    Por favor me responda.

    ResponderExcluir
  74. Olá Rodrigo td bem??

    Meu marido me presenteou com uma linda Rosa do Deserto, ela veio maravilhosa com muitas flores. Elas cairam e logo em seguida deu mais algumas flores seguindo de folhas amareladas. Rego ela a cada 3 dias e fica exposta a luz solar umas 5 horas por dia, o que devo fazer pra ela ficar linda de novo, será que devo adubá-la ou usar terra vegetal?? Me socoreee por favor rsrs

    Abraços Michele

    ResponderExcluir
  75. Michele , ela demora a se adaptar mesmo , terá de aguardar, pois está fazendo tudo certo...

    ResponderExcluir
  76. Rodrigo tudo bom, preciso de umas dicas suas , na verdade preciso de sua ajuda. comecei a pouco tempo cultivar plantas entendo um pouco, do que via meus avos fazerem ,mas vamos lá , tenho alguns cactos e suculentas e entre elas a Flor do deserto, quando a comprei ela veio em um sado de plastico que nem cabia mais suas raizes ja haviam ultrapassado o mesmo, então comprei levei pra casa fiz todo o adubo como manda o figurino, carvão vegetal,pedrinhas para ajudar na oxigenação das raizes o humus e areia preta , tudo isso num vaso de ceramica ( barro ) o vaso e tidpo cuia , ate fundo que dava para plantar numa boa , so que a mesma não parece muito feliz , esta mucha folhas caindo , e o cule ficando mole, pergunta será que vai morrer ??? o que posso fazer para salva-la , me ajuda aí por favor .
    desde já obrigado e parabéns pelo Blog
    abração.

    ResponderExcluir
  77. Olá ! Sou de Vitoria/ES. Tudo bom com vcs ? Pegunto à vc, Rodrigo e ao demais colegas participantes!! Adquiri uma muda de Rosa do Deserto há 3 dias, ela está com aproximadamente 30 cm, gostaria de saber, com base na experiencias de vcs, se, possuem uma idéia de quanto tempo de vida minha plantinha possui? + ou - 01 ano?? Também gostaria de saber se é possível distinguir as cores pelas folhas pois, comprei a minha planta sem flores, apenas confiando nas informações do vendedor. Pelo que ele falou, ela é pink (rezo por isto !!) rs.... Por fim, sabes dizer com qual frequência as Rosas do deserto florescem?
    Um abraços a todos!

    ResponderExcluir
  78. RODRIGO ME AJUDE!
    AMARELOU DEREPENTE AS FOLHAS,ALGUMAS CAINDO,O CAULE NAS PONTAS MURCHOU E PARECE QUE TEM UMAS PICADAS NO CAULE? O QUE É? O QUE FAZER?
    E NAS OUTRAS QUE ESTÃO COM FLORES TEM UNS BICHINHOS BRANCOS E ESTÃ ODESTRUINDO AS FLORES O QUE FAZER?

    ResponderExcluir
  79. Me mande uma foto para poder te dar uma resposta..
    abraço

    ResponderExcluir
  80. amigo, tenho uma rosa do deserto e a algum tempo ela está com aquelas lêndeas brancas. Qual o remédio para acabar com essa praga? Segue uma foto das folhas http://pho.to/15bDa

    ResponderExcluir
  81. Ola, tudo bem ?
    Isso não são lendeas, são apenas cochonilhas , tente fazer o chá com sabão e jogar bem pouco na planta , elas irão embora.


    Abraço

    ResponderExcluir
  82. Obrigado pela resposta. Estavamos fazendo isso, a questão é que depois de um periodo elas voltam. Devemos fazer isso por um periodo mesmo sem elas?

    ResponderExcluir
  83. Vc terá que ir fazendo isso quando elas voltam, até que logo elas não voltarão mais...
    abraço...

    ResponderExcluir
  84. Eu queria saber , sem Goias essa planta se adapta bem. E se ela precisa de algum outro cuidado especial para cultiva-la.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  85. Eu estou muito preocupada com minha rosa do deserto. Comprei-a a 1 ano, cresceu bem no início, mas agora algumas folhas estão amarelando e caindo. não sabia que era necessário trocar de vaso, até que pesquisando na net encontrei seu blog e vi que tem que fazer essa troca. Hoje mesmo troquei por um vaso mais raso e um pouco maior. Quando a tirei do antigo vaso, realmente vi que estava um emaranhado de raiz, principalmente no fundo, as raizes bem grossas e amassadas, como se estivessem imprensadas. Tomara que a partir de agora ela se recupere. Também está sendo atacada por essas bolinhas brancas. Gostaria de mais detalhes de como fazer o chá de sabão. A ansiedade por ver uma flor é grande demais, porque a té hoje ela ainda não floresceu. Beijos e obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas bolinhas brancas são cochonilhas, segue abaixo como fazer o chá de sabão, mas não exagere pois poderá prejudicar a planta.

      Atua como inseticida e é prático de ser feito.
      Raspe duas colheres de sabão de coco em pedra (não deve ser sabão em pó).
      Dissolva em um litro de água. Pulverize sobre a planta em intervalos de 3 - 4 dias, até que a praga seja controlada.
      (Geralmente de 3 a 4 aplicações são suficientes).

      Grande Abraço...

      Excluir
  86. Rodrigo,

    Meu nome é Roberto, moro em BH e comprei minha primeira rosa do deserto. Ainda não tive o prazer de ver suas flores. Tudo bem, moro em apartamento e estou tentando ver o melhor local pra ela se desenvolver. Tenho duas perguntas. A primeira: Minha varanda tem película protetora. Você acha que é melhor a exposição ao sol direto ou filtrado pela película?
    Tenho uma amiga que tamém está encantada com a rosa-do-deserto e me perguntou, se na época de muita chuva ela deve deixar as dela expostas ao sol e à chuva, mesmo quando a chuva está evidentemente excessiva.
    Acho seu blog espetacular.
    Um abraço,
    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem ?
      Acho melhor sol direto, ela necessita dos nutrientes dos raios solares.
      As minhas em época de chuva eu não recolho não , mas eles não ficam tão bonitas como na epoca de menos chuvas.

      Obrigado Pelos Elogios..Esse blog é para vocês...
      Grande Abraço...

      Excluir
  87. Olá Rodrigo!!!Troquei minhas rosas de vaso, fiz tudo direitinho, uma delas está perfeita, mas a outra está com o caule mole, está até com rachaduras do caule central para os moles. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está regando muito ela? o solo está umido? se estiver terá que trocar ela vaso...ela não gosta de solos enxarcados ...
      abraço...

      Excluir
  88. que droga, mudei minha rosa do deserto para outro vaos um pouco maior, com areia de construção, humus de minhoca e pedras, mas ela do dia para a noite esta com todas as folhas amarelas. peloamordedeus, me ajude. Detalhe: a areia eu nao lavei, será que foi isso? será que minha plantinha vai morrer ????? O que posso fazer para salvá-la gente???

    ResponderExcluir
  89. Ela está pegando bastante sol ?
    Qual Você rega ela , está ficando enxarcado ?

    ResponderExcluir
  90. bom dia !rodrigo moro ms,comprei uma muda de rosa do deserto so q ela nao cresce fica sempre do mesmo tamanho,so q as folhas estao verdinhas ,o caule fino e compridos e nunca deu flores,ela tem cinco meses oq devo fazer replantar de novo,ela esta no vaso medio alto,nao e pequeno!obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ?
      Espere que ela dará flores, terá de ter um pouco de paciência , alguma demoram para dar flores...

      Excluir
  91. OI SOU MARA REGINA E COMPREI UMA ROSA DO DESERTO E QUANDO COMPREI ELA ESTAVA BONITA AGORA ESTÁ CAINDO AS FOLHAS O Q DEVO FAZER PARA MELHORA?

    ResponderExcluir
  92. olá rodrigo pelo amor de Deus me ajude, minha rosa ta em um vaso de plastico tamanho razoavel pra ela, mas aconteçeu que seus galhos ficaram moles, abri eles e estavam podres, e moles, resolvi cortar e amoleceu em um local mas abaixo de onde cortei a primeira vez, cortei de novo e nada, agora cortei uns 12 cm acima da raiz não tem nada, mas veio a preocupação será que ela vai sobreviver ou eu matei minha rosa? por favor rodrigo me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente trocar de vaso, provavelmente a terra deve estar encharcada..

      abraços ...

      Excluir
  93. Oi Rodrigo! tb quero ajuda!! a minha tb comprei sem flor. mais estava com todas as folhas . de lá pra cá só viver caindo as folhas. Elas ficam no sol o tempo todo.já troqusei para um vaso maior,por último podei os galhos já adubei. não consigo ve-la com todas as folhas porque ficam marron nas pontas uma por uma e vão caindo. Mora no ES. Guarapari. bjos.

    ResponderExcluir
  94. amei vc e suas informações ganhei uma rosa do deserto da minha filha e genro de presente de aniversário estou muito esperançosa que eu tenha sucesso com ela bjs.

    ResponderExcluir
  95. ola meu nome e Barbara a pouco tempo eu andei pesquisando sobre a rosa do deserto! e me apaixonei entrei seu blog por acaso muito bom parabens otimo blog! então eu queria uma flor que tinha alguma a ver com nossa historia minha e do meu noivo ele é arabe! e resolvi dar sementes de lenbrançinhas de casamento, mas estou um pouco em duvida e melhor dar as sementes ou udas , eu comprei umas sementes mais ainda não chegaram! como posso fazer ,eu moro em são paulo gostaria de saber onde posso adquirir os sementes ou mudas 150 para 150 pessoas eu me caso em novenbro dia 17 qual epoca posso começar a compra las para a cerimonia obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara , nunca cheguei a comprar sementes , prefiro comprar mudas pois desenvolvem melhor ..

      abraço

      Excluir
  96. Bom dia Rodrigo
    Compramos uma flor do deserto em meados de agosto do ano passado já com flores.Após varios dias as flores foram caindo aos poucos.Estamos em maio e ela não colocou mais flores.Moramos em apartamento com varanda e ela recebe sol durante uns cinco horas. O que pode está acontecendo pois desde que perdeu as flores em setembro do ano passado não botou mais ?
    Um abraço satirocharamba@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa verificar se não está regando muito ela...
      Algumas demoraram a florir...


      Abraço

      Excluir
  97. Minhas rosas do deserto pegam sol pela parte da manha e sombra atarde são três pês, Um esta plantada em um vaso de plastico ela da flor o ano todo, As outra duas estão em vasos de simento não produz flor e esta com manchas tipo ferrugem nas folhas, oque devo fazer?

    Por favor quem souber a resposta mandar no meu facebook...

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro plantadas em vasos de borracha, pois desenvolvem melhor...

      Abraço

      Excluir
  98. Acho interessante cada comentário, e concordo com o colega que disse que a plantinha que ficou na sombra, porém com luminosidade se desemvolveu melhor. Mas o fator principal para que isto dê certo é a alta temperatura do ambiente. As minhas ficam à sombra pois são muito pequenas para se hidratarem rapidamente, porém bem proximo a um muro que se aquece bastante durante o dia. O mais interessante é que as plantei com carvão ao fundo e terra bem vermelha do tipo latossolo. Jogo água nelas todos os dias porém o calor do muro praticamente deixa a terra seca novamente todos os dias. o importante é que ela nunca permaneça mais de 12 horas molhada, imitando o deserto se possível. Pois o solo do deserto em determinados periodos têm muita água e o contato é somente com as raizes. Pode se analisar que haverá momentos em que as raizes estarão completamente secas, porem menos de 12 hs terão bastante água e assim sucessivamemente. pois a noite o lençol dágua fica bem superficial. A primeira que comprei, demorou chegar e estava toda melada com as folhas apodrecidas. coloquei em um vaso de plastico tão pequeno quanto ela, com carvao e terra vermelha. Em uma semana já estava com muitas folhas. A segunda chegou com 17cm muito danificada pelo sol. Plantei em um vaso de barro com carvao e argila expandida no fundo e terra vermelha. coloquei no mesmo local à sombra e bastaaaaate calor. ESTÃO LINDAS!!! TODOS OS DIAS REGO, PORQUE TODOOS OS DIAS ESTÃO SECAS NOVAMENTE!

    ResponderExcluir
  99. Me chamo Evandro so do Pará, tenho ma rosa do deserto e esta em m vaso peqeno de barro, as folhas estão nascendo enrroladas sera pq? esto qerendo mudar de vaso, teria problema de mdar para uma bacia feito de pneu?

    ResponderExcluir
  100. rodrigo...............me ajuda
    tenho uns 30 mudinhas novinhas recem brotadas...........30dias.algumas com 2 paresde folhas outras so um par.......seguinte algumas esta muchando......no caule embaixo da terra esta aprodecendo.....as folhas estao ficando como fosse queimadas por geada.......oquedevo fazer pa salvaras que ainda nao estao assim.e algum fungo
    detalhe,mudei elas para potes individuais........
    outra coisa.alguns brotos nao qeremabrir folhos,estacionarao ali comas folinhas enrrugadas....teno alguns brotinhos assim.oque sera?pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo , deixe em potes individuais e com muito sol, ainda mais quando são mudas novas elas precisam de mais som ainda..

      Abraço

      Excluir
  101. sou eu de novo,marcio.......esqueci de dizer que sou de curitiba..........estou usando luz artificial pra aquecera noite dias frius............uma lampada de baia lumisidade mas que emite calor.....algum problema com isto? a luz azule benefica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto séria luz natural , pois nela haverão todos os nutrientes necessários ...


      Abraço ...

      Excluir
  102. gostei muito do seu blog. Li todas as dúvidas e respostas e isto me ajudou muito. Vamos ver se a minha rosa do deserto agora vai para frente. Infelizmente ela está ficando espichada e tem o caule fino. O que fazer para ela "engordar"?
    obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há espécies que esticam assim mesmo...
      Ela irá engrossar com o tempo....

      abraço

      Excluir
  103. Olá meu nome é Keli, tenho uma rosa do deserto que esta plantada no vaso,ela fica no jardim e pega o sol a tarde toda, mas as folhas dela estão todas com pintinas amarela,que acaba secando e caindo, e ela esta pegando bastante sol ja adubei mas não sei o que faço, ela esta com varias flores mas as folhas dela esta bem feia.

    ResponderExcluir
  104. Olá Rodrigo, tenho uma rosa do deserto já a quase um ano mas ela nunca deu flor será que estou fazendo algo de errado? comprei ela bem pequena ai replantei ela pq estava num copinho de café, fiz como deve fazer mas ai ela começou a amarelar e cair as folhas tbm murchar o caule, ai troquei tudo e só coloquei terra de húmus ai foi onde ela melhorou cresceu ta bem verdinha, mas não cresceu muito nesse tempo e não deu flor o que posso fazer? que tipo de adubo devo por e como por nela?obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terá de aguardar um pouco mesmo e não rega- la muito ...


      abraço

      Excluir
  105. bom tenho varias mudas de adenium. se for feita
    de semente ela fica com o caule grosso. se for feita de galho ela nunca vai engrossar o caule

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço essa informação, de qualquer modo ela ficará com o caule grosso..

      Abraço

      Excluir
  106. Olá Rodrigo!
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog!
    Eu ganhei uma rosa do deserto e tentei fazer uma muda pra minha mãe, mas já tem uns 2 meses q ela só "ameaçou" soltar folhas e não sai do lugar. Vc sabe me dizer qto tempo uma mudinha demora para soltar a primeira folhinha e se desenvolver?
    To na duvida... será q pegou?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisangela, nunca cheguei a fazer muda dela, mas acredito que demora um pouco para pegar mesmo.

      Abraço

      Excluir
  107. ola Rodrigo, tenho atualmente 2 problemas com a minha rosa do deserto:
    1º- a muda está com + de 1 ano, cerca de 70 cm de altura e nunca deu flor.
    2º- notei por esses dias que apareceu um buraco no bulbo, o que posso fazer.
    agradeceria muito de ser ajudado a resolver os problemas.
    atenciosamente
    Oscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa verificar se a terra não está muito úmida.

      Obrigado.

      Rodrigo.

      Excluir
  108. MUITO BOM ESSE BLOG PARABENS

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde. Comprei 02 mudas da rosa plantei, mas uma parece q esta secando a folhas ela amarela e cai. A outra esta da mesma forma. Estou preocupada em perde as mudas. Vc pode me ajudar por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  110. Eu plantei minhas mudas de adenium em arreia grossa e terra vegetal e todas apodreceram o caudex , então comprei outras mudas e troquei o substrato coloquei fibras de côco ,pedrisco e húmus de minhoca , deu certo pois elas estão lindas .

    ResponderExcluir
  111. Eu plantei minhas mudas de adénium com arreia grossa e terra vegetal e todas apodreceram o caudex , fiquei muito triste , então comprei outras mudas e troquei o substrato coloquei fibras de côco , pedrisco e húmus de minhoca , deu certo pois estão lindas .

    ResponderExcluir
  112. Eu plantei minhas mudas de adénium em arreia grossa e terra vegetal mais todas apodreceram o caudex e morreram , fiquei muito triste , então comprei mais mudas e troquei de substrato , coloquei fibras de côco pedrisco e húmus de minhoca , deu certo pois estão lindas .

    ResponderExcluir
  113. Rodrigo, eu comprei sementes de rosa do deserto, algumas geminarão e depois de atingir 6 folhas eu passei para cada um um vaso individual, porem desde que passei para vaso, eu notei que já se passou 2 a 3 meses, elas não crescem e nem folha, continua bonita mais pequenas, todas fica diariamente no sol umas 10 horas de sol direto. vc sabe me informa se é normal isto.

    ResponderExcluir
  114. adorei as suas dicas. Estou com um problema: tenho oito vasos e apenas duas ficaram com as folhas amareladas e caindo, e com uns bichinhos amarelos bem miúdos, que deixam umas bolinhas marrons em cima e embaixo das folhas. Que eu faço? são cochinilas tbm?? borrifo com o chá de sabão de côco?? muito obrigada.

    ResponderExcluir
  115. Boa noite. Tenho oito vASOS da rosa,e, apenas duas estão com as folhas amareladas e caindo. E,, tbm estão dando um bichinho amarelo e miúdo, que deixam bolinhas marrons em cima e embaixo das folhas. o que faço? são cochinilas tbm? borrifo com o chá de sabão? essas duas são do tipo que têm o cheiro forte nas folhas; uma é de flor branca e a outra de flor branca com borda rosa. Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  116. Olá, tenho uma Adenium Obesum DOUBLE RED, tenho observado que as flores não duram nem 1 semana, logo murcham e caem, é normal???

    ResponderExcluir
  117. Eu descobrir que as plantas são iguais ao ser humanos, nem todas são iguais, cada planta seja qual for há um gosto, uma forma de tratar com suas qualidades e defeitos e agente tenta trabalhar com elas de forma padrão, mais sempre aparece uma da mesma especie porém diferentes. Veja uma bromélia após florir, brotas seus filhotes e morre, mais um filhote pequeno brotou um filhotinho e agora está brotando outro filhotinho, mais esse broto teria que primeiro crescer florir e depois brotar,vai entender, é muito saboroso cada experiência e aula que a natureza nos dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bonito...obrigado por visitar meu blog...grande abraço.

      Excluir
  118. Ola, tenho 4 rosas do deserto, e uma delas esta com a parte da raiz amolecida e soltando um liquido marrom, gostaria de saber o que fazer pois tenho medo de perder minha planta... desde já agradeço, abraços...

    ResponderExcluir
  119. Bom Dia, tente troca de vaso e não deixa a terra úmida, comigo já aconteceu isso a terra estava muito úmida....tente fazer isso ..abraço.

    ResponderExcluir

Estamos de volta !!!

Boa tarde Pessoal, sei que andei meio sumido !!!  Estamos no facebook.com/ocultivoavida Agora estou cuidando mais da parte de Recuper...