Pular para o conteúdo principal

Os incríveis benefícios da acerola

Os incríveis benefícios da acerola

Os incríveis benefícios da acerola
A acerola, também conhecida como cereja-das-Antilhas, cientificamente Malpighia emarginata ou Malpighia glabra, é uma fruta originária das Antilhas, América Central e América do sul.
Em termos de tamanho, assemelha-se muito a cereja, e pode apresentar-se nas cores vermelha ou amarela, com interior amarelado e subdividido em três sementes de sabor amargo característico.
Sua árvore é chama-se aceroleira, e pode medir aproximadamente 3 metros de altura.
Existem várias espécies de acerolas, sendo as caboclas, cerejas, apodi, frutacor, olivier e rubra as mais cultivadas no Brasil.
Uma acerola pesa, em média, 20 – 40 gramas, mas não se deixe enganar por seu tamanho e peso, pois os benefícios que este pequeno fruto pode oferecer à saúde são incríveis.

VALOR NUTRICIONAL

A acerola esconde, em seus 40 gramas de massa suculenta, inúmeros nutrientes. Além de flavonoidesvitaminas A, B1 e B6 ela também apresenta minerais comofósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio.
Outro famoso componente da acerola é o carotenoide, substância responsável pela cor vermelha da fruta, e mais, considerada antioxidante, o que indica queauxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células.
Mas seus componentes benéficos não param por aí. A acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C.
Algumas variedades desta fruta alcançam até 5.000 ml de vitamina C por 100 g de polpa. Ainda dentro das estatísticas, a acerola possui 100 vezes mais vitamina C do que o limão, 20 vezes mais do que a goiaba e 10 vezes mais do que o caju ou a amora.
Em outras palavras, consumir 3 a 4 frutinhas destas pode suprir a necessidade diária de vitamina C de um adulto.
Vale ressaltar que quanto mais verde for a fruta, mais vitamina C oferecerá,logo uma fruta verde escura apresentará 90% mais de vitamina C e 50% menos de açúcares.
Ainda, se compararmos a acerola e a laranja, descobriremos algo interessante. A acerola possui mais vitamina A do que a laranja.
Esta vitamina é responsável por prevenir doenças como a cegueira noturna. A quantidade diária recomendada de vitamina A é de 900 microgramas para homens e 700 para mulheres.
Neste sentido, enquanto a laranja nos oferece 20 microgramas dessa vitamina a acerola surge como a campeã em teores, apresentando 76 microgramas.
os-incriveis-beneficios-da-acerola.2
A acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C.
Mas como tudo isso influencia nas propriedades da fruta? Vejamos.

PROPRIEDADES DA ACEROLA

– Por ser a fruta com maior teor em vitamina C, a acerola apresentapropriedades antioxidantes além de estimular a síntese de colágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos.
– Também combate à fadiga, esgotamento nervoso e estresse, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.
– Devido a sua riqueza em minerais a acerola é um bom remineralizante, sua alta concentração em flavonoides e antocianinas lhe conferem propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças como o câncer e cardíacas.
– Também é indicada para auxiliar em casos de afecções pulmonares, tratamento de disenterias, cicatrização de feridas, gripeshemorragias nasais e gengivais, dores musculares, reumatismo, anemiadoenças do fígado e dietas para pessoas em recuperação de desgastes físicos ou desnutridas, dentre outras.

UM CAFÉ DA MANHÃ ENERGÉTICO E SAUDÁVEL

Com a acerola é possível preparar um café da manhã energético e saudável, ideal para adultos, crianças e muito indicado para pessoas em estado de recuperação de traumas, cirurgias, etc, por seus nutrientes benéficos.
Existem várias maneiras de consumir a fruta, a mais popular é preparando o suco de acerola, uma receita muito fácil.
Para isso só precisaremos de:
1 copo de acerolas lavadas (250 ml);
1 copo de água (250 ml) bem gelada;
2 colheres de algum adoçante de sua preferencia (opte por adoçantes naturais).
Preparo
Bata a acerola com água em um liquidificador até que a polpa se solte da semente (menos de 1 minuto), coe o suco.
Volte ao liquidificador com o suco, adicione o adoçante de sua preferencia e bata por mais dois minutos.
Apenas lembre-se que o suco deve ser consumido imediatamente, pois uma vez armazenado perde todas as suas propriedades.
os-incriveis-beneficios-da-acerola
O suco de acerola deve ser consumido imediatamente, pois uma vez armazenado perde todas as suas propriedades.
Caso prefira uma receita diferente, anote-a:
– 1 iogurte natural desnatado;
– 1 colher de chá de mel;
– 6 morangos;
– 3 colheres de chá de flocos de aveia;
– 2 nozes picadas;
– 2 colheres de pó de acerola ou 10 – 12 frutas frescas.
Preparo
Misture o mel, a acerola (ou o pó) e o iogurte até que a mistura se torne suave e homogênea. Adicione os flocos de aveia, os morangos limpos e lavados em pedacinhos e as nozes descascadas.
A acerola pode ser encontrada em polpa ou em pó, por ser um fruto muito sensível ao calor requer grandes cuidados de manuseio e armazenamento. Mas para aproveitar de todos os seus benefícios, nada melhor do que o fruto fresco.
Caso você viva em algum lugar onde seja possível realizar o plantio, sem dúvidas será uma melhor opção. Plantar a acerola pode ser uma tarefa mais simples do que parece. Veja um pouco mais sobre o assunto:

CONTRAINDICAÇÕES

O consumo de acerola geralmente não aparece associado a grandes problemas,mesmo que por vezes possa apresentar efeitos secundários leves, como náuseas, cólicas estomacais, diarreia, sonolência ou insônia.
Mas vale ressaltar que a acerola pode causar problemas se consumida por pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.
O melhor é diminuir ou evitar seu consumo em períodos de gravidez ou lactação, pois seus efeitos sobre o desenvolvimento do feto são desconhecidos.
O mesmo cuidado é válido em casos de cálculos renais, doença renal ou gota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Sabe cuidar da sua Rosa do Deserto?

Aqui vão algumas dicas para que ela esteja sempre bonita:



A Rosa do Deserto é uma planta domestiscada cujo nome científico é Ademium obesum, ela necessita de polinização manual para sua reprodução, ou então adotar o método de mudas.

Modo de Cuidar:

A planta gosta de clima quente, seco e sol (a rosa precisa de muito sol para florecer);

Mantenha a areia ou a terra sempre úmida, porém sem encharcar (não é necessario regar todos os dias, somente quando a areia ou a terra em cima do vaso secar, não encharque mas regue regularmente, uma vez a cada três dias é o necessário);

É importante não deixar a água acumular em baixo do vaso. Adubar a planta a cada dois meses ( qualquer adubo orgânico para flores).



Preparação do Vaso:

No novo vaso, ( não tão maior que o atual, os vasos tem que ser trocados, porém o tamanho não pode ser muito diferente , deve-se aumentar o tamanho gradativamente). Coloque no fundo pedras, coloque uma manta de bedim para que as raizes não cheguem a sair do vaso, dai cubra…

Limão - Rosa.

Nome da fruta: Limão-cravo

Nome científico: Citrus bigaradia Loisel.
Família botânica: Rutaceae
Características da planta: Árvore de pequeno porte, chegando a cerca de 5 metros de altura, copa arredondada. Folhas de coloração verde intenso e pecíolo alargado, fortemente aromáticas quando maceradas. Flores pequenas, alvas, aromáticas e melíferas. Fruto: Tipo esperídio, globoso, ligeiramente achatado, casca de coloração verde-amarelada, amarela ou amarelo-avermelhada na maturação. Polpa ácida, amarga, envolvendo muitas sementes. Frutificação: Inverno Propagação: Enxertia


                        Dentre os cítricos, não há árvore mais resistente do que a do limão-cravo. Não foi à toa, portanto, que ela difundiu-se com mais facilidade e velocidade por todos os recantos da América, assim que a família dos frutos cítricos foi trazida da Europa. Agora, quase não há rincão, quintal ou km silvestre deste continente em que não haja – ou em que não tenha havido um dia – pelo menos um …

Fruta do Conde

Introdução:

A ata pertence à família Annonaceae, gênero Annona, que inclui em torno de 120 gêneros e por volta de 2000 espécies. A espécie Annona squamosa produz frutos delicados, considerados dos melhores do gênero. A ata é também conhecida como pinha e fruta-do-conde no Brasil, anona blanca, sweetsop, anon, anona, rinon, atta del Brasil, srikaya, atis, etc.. 


De acordo com Braga (1960), a ateira é uma planta americana, talvez originária das Antilhas e regiões circunvizinhas. As Anonáceas são fruteiras tipicamente de clima tropical, apresentam boas perspectivas econômicas para a região Nordeste do Brasil, por serem culturas altamente adaptadas às condições locais e produzirem frutos a partir do mês de janeiro, suprindo parte da capacidade ociosa da indústria de suco de caju. 


Apesar de não se dispor de dados estatísticos, é notória a demanda crescente, tanto no mercado interno, como no externo pelos frutos de Annona squamosa L. Esse incremento na procura motivou os fruticultores e empre…