terça-feira, 17 de maio de 2011

Jacarandá - Mimoso.






Embora seja uma especie típica da Argentina, Bolivia e Paraguai, o jacarandá - mimoso(Jacaranda mimosifolia) é cultivado em muitas partes do mundo. Primeiro , porque é uma árvore rústica que suporta tanto clima subtropical quanto tropical ameno. Depois, devido a exuberância de sua intensa florada. Grandes em forma de sino e azul - violeta, as flores surgem em grande quantidade na primavera e inicio do verão, em geral quando a copa está desprovida de folhas. O espetáculo, pode ser apreciado de longe, já que a espécie atinge até 15m de altura. " Por isso, é muito utlizada no paisagismo de grandes parques e grandes jardins, e também na arborização de ruas largas e grandes avenidas" diz o engenheiro agrônomo Ronan Pereira Machado.
Quando não está florido, o jacarandá-mimoso apresenta uma copa de aparência delicada , formada por poucos ramos longos e folhas de cerca de 40 cm de comprimento, compostas por inúmeros folíolos - folhas diminutas - verde -claros. Seu tronco apresenta uma casca grossa e pardo- acinzentada, que se desprende  em lascas retangulares.
"Por apresentar crescimento rápido - em dois anos atinge até 3m de altura - é indicado tutorar a muda, pois seu tronco entorta com facilidade", aconselha o profissional.

FONTE: Revista Natureza, ed;266, Pág:25, Ed: Europa.

Um comentário:

  1. Ola, queria tanto saber por que meu jacarandá mimoso cresce apenas reto, linheiro, sem bifurcar??? Agora com os ventos de agosto ele esta tao peladinho e estou muito preocupada com ele pois tenho muito carinho , ate plantei na frente do meu jardim em frente a entrada de minha casa! Ele esta medindo uns 2 metros e 20 cm e vai fazer uns 2 anos ! Recebi de um amigo que catou as sementes em SP e germinou-as! Moro em Natal /RN
    Me ajude a cuidar de meu mimoso!

    ResponderExcluir

Estamos de volta !!!

Boa tarde Pessoal, sei que andei meio sumido !!!  Estamos no facebook.com/ocultivoavida Agora estou cuidando mais da parte de Recuper...