domingo, 1 de maio de 2011

Agaves.


Agave Variegada.
Agave - Dragão.

Agave - Variegada com Inflorescência.
Essas suculentas são tão ornamentais que receberam o nome de Agave, palavra de origem grega que significa "magnífico". Há centenas de espécies do gênero, a maioria nativa das regiões semiáridas do México e cultivada há mais de 7 mil anos. Mas os povos da antiguidade não se interessevam só pela beleza das plantas: de suas folhas faziam sisal para confecção de roupas, das flores, se alimentavam, e , da seiva preparavam uma bebida alcoólica.
Nos jardins, os agaves podem ser usados nas mais variadas situações. Só não são indicados para locais de muita circulação, pois geralmente folhas rigidas e pontiagudas. Alguns tem espinhos até a borda.
Um dos Agaves mais cultivados no Brasil é o agave-variegada (Agave angustifolia "marginata"), de até 1m de diâmetro e folhas estreitas margeadas de branco e, após dez anos surge uma vistosa inflorescência na ponta que pode chegar a 5m de altura. Outra espécie comum é o agave - dragão (Agave attenuata), que cresce em forma de roseta e, com a idade, desemvolve um tronco ramificado na base de 1 m de altura.
Os Agaves são espécies típicas de clima tropical, e subtropical árido. Rústicas, não exigem solo fértil, mas precisam de atenção na hora de regar: água em excesso pode apodrecer sua folhagem. Em geral deve-se regar uma vez por semana no verão e uma vez por mês no inverno.

FONTE: Revista Natureza, pag;30 e 31, Ed;Europa, Ano 2011.

2 comentários:

  1. Nossa! Eu sempre vi esta planta na ornamentação de empresas, achava linda e não sabia o nome. Agora que sei, quero ter uma! Será que é cara?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, essa planta você ira encontrar de varios tamanhos e preços, vai depender do tamanho dela, pode ir de R$10,00 até R$100,00 depende do tamanho.
    Atenciosamente.
    Rodrigo Sanchez.

    ResponderExcluir

Estamos de volta !!!

Boa tarde Pessoal, sei que andei meio sumido !!!  Estamos no facebook.com/ocultivoavida Agora estou cuidando mais da parte de Recuper...