sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Fruta de Sabiá

Fruta de Sabiá

Acnistus arborescens, comumente chamada de fruta-de-sabiá ou fruta-do-sabiá.Fruta de Sabiá
Esta planta apresenta uma vasta distribuição geográfica, ocorrendo desde o Caribe e América Central, até a Região Sudeste do Brasil. Geralmente em capoeiras, ou seja, em ambientes em processo de regeneração.
A árvore da Fruta de Sabiá é de baixa estatura, de numerosos e pequenos frutos alaranjados e suculentos. Frutifica da Primavera ao Verão; extremamente atrativa para Pássaros e seu Fruto também agrada a muitas espécies de peixes.
Via de regra é um arbusto de entre 01 e 02 metros, mas que pode chegar as 04 metros, com galhos finos e de madeira leve e pouco resistente. Destaca-se pela abundância de flores brancas em cachos, que logo se transformam em pequenas bagas alaranjadas. Nesta ocasião, fazem a alegria de muitos pássaros, inclusive o sabiá (Turdus rufiventris) que lhe traz fama.
Atrai: Sabiás, tico-ticos-rei, saíras, tiês, sanhaços, gaturamos, juritis, chocões-barrados, tucanos, bem-te-vis, entre outros.
Muito fácil de cultivar, aprecia solos organo-argilosos e que retenham um pouco de umidade.Precisa de luz solar direta ou indireta para vegetar com vigor. Vai bem climas subtropicais e tropicais, até mesmo em vasos. Inicia sua frutificação em pouco tempo, aproximadamente 08 meses. Além dos predicados ornitófilos, a Fruta de Sabiá vem sendo objeto de muitas pesquisas recentes, pois descobriu-se que um grupo de substâncias presentes em suas folhas (vitanolídeos) possui destacada atividade anti-cancerígena.
Além de toda alegria que traz com a presença de tantos pássaros, esta abençoada planta ainda alimenta dezenas de espécies de peixes, podendo ser plantadas em beiras de córregos.
E além de toda contribuição aos Pássaros, Peixes e nosso Ecossistema, é uma planta aconselhadíssima para reflorestamento, recuperando áreas degradadas em curtos períodos de tempo.
Plantando a Fruta de Sabiá você terá a alegria de belos Pássaros livres e soltos lhe visitando todos os dias e fará também uma imensa boa ação ao nosso Meio Ambiente, motivo pelo qual este Projeto foi criado em 2009 para resgatar esta planta que se encontrava em extinção no Brasil. Visite a página de depoimentos para conferir algumas das pessoas que comprovam a seriedade e importância deste trabalho, com seus agradecimentos por tê-las apresentado a Fruta de Sabiá.

 O Comportamento da Fruta de Sabiá durante o ano:

Observação realizada por Zé Renato, fundador do Projeto CevAdeil:
Setembro:Ao iniciar o ciclo de observação, a Fruta-de-Sabiá se encontra toda verde e branca, lotada de flores, bagas pequenas e médias e algumas grandes já começando a amadurecer. Muitíssimas mudas no chão, revoada de passarinhos. Isto é que é fartura!!!…
Outubro:
Árvore com flores ainda e lotada de frutos verdes e maduros. Pássaros em abundância.
Novembro:
A árvore continua carregada de flores, frutos verdes, maduros, um verdadeiro restaurante de pássaros. Que comparecem durante todo o dia. Muitos… Demais.
Dezembro:
Árvore com poucas flores, poucos frutos verdes, mas muitos maduros e cheia de folhas verdíssimas e muitos brotos (novos galhos). Pássaros e mais pássaros.
Janeiro:
Árvore com poucas folhas, algumas frutas, de tamanho menor que antes e vários frutos verdes.
Fevereiro:
Árvore com poucas folhas, porém o suficiente para servir como sombra aos pássaros que não deixam de a visitar. Poucas flores, pequenos frutos verdes e pouquíssimos maduros.
Março:
Praticamente igual ao mês anterior, com alguns cachos de frutos pequenos e médios, maduros. No chão existem muitas mudinhas.
Abril:
Totalmente lotada de flores, se enchendo de pequenas bagas em cachos, muito bonita, toda verde e branco.
Maio:
Continua cheia de flores, frutos verdes e maduros, lindíssima e cheia de pássaros.
Junho:
Árvore com flores somente nas pontas dos galhos, frutos novos, verdes e bagaços de partes de frutos velhos nos galhos, possíveis sobras da alimentação de pássaros menores.
Julho:
Arvore com flores e pequenas bagas verdes, sempre nos finais dos galhos. Muitas abelhas e beija-flores. Algumas folhas amarelas.
Agosto:
Ao encerrar o ciclo, as árvores estão com flores e bagas pequenas e médias, várias folhas amarelas, muito bonita para passar o inverno. Aos poucos se prepara para uma nova floração completa e no dia 30 de agosto a sua aparência é assim: 20% flores, 20% bagas pequenas e 60% bagas médias.
Fonte : http://frutadosabia.com.br/fruta-de-sabia/

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Os incríveis benefícios da acerola

Os incríveis benefícios da acerola

Os incríveis benefícios da acerola
A acerola, também conhecida como cereja-das-Antilhas, cientificamente Malpighia emarginata ou Malpighia glabra, é uma fruta originária das Antilhas, América Central e América do sul.
Em termos de tamanho, assemelha-se muito a cereja, e pode apresentar-se nas cores vermelha ou amarela, com interior amarelado e subdividido em três sementes de sabor amargo característico.
Sua árvore é chama-se aceroleira, e pode medir aproximadamente 3 metros de altura.
Existem várias espécies de acerolas, sendo as caboclas, cerejas, apodi, frutacor, olivier e rubra as mais cultivadas no Brasil.
Uma acerola pesa, em média, 20 – 40 gramas, mas não se deixe enganar por seu tamanho e peso, pois os benefícios que este pequeno fruto pode oferecer à saúde são incríveis.

VALOR NUTRICIONAL

A acerola esconde, em seus 40 gramas de massa suculenta, inúmeros nutrientes. Além de flavonoidesvitaminas A, B1 e B6 ela também apresenta minerais comofósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio.
Outro famoso componente da acerola é o carotenoide, substância responsável pela cor vermelha da fruta, e mais, considerada antioxidante, o que indica queauxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células.
Mas seus componentes benéficos não param por aí. A acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C.
Algumas variedades desta fruta alcançam até 5.000 ml de vitamina C por 100 g de polpa. Ainda dentro das estatísticas, a acerola possui 100 vezes mais vitamina C do que o limão, 20 vezes mais do que a goiaba e 10 vezes mais do que o caju ou a amora.
Em outras palavras, consumir 3 a 4 frutinhas destas pode suprir a necessidade diária de vitamina C de um adulto.
Vale ressaltar que quanto mais verde for a fruta, mais vitamina C oferecerá,logo uma fruta verde escura apresentará 90% mais de vitamina C e 50% menos de açúcares.
Ainda, se compararmos a acerola e a laranja, descobriremos algo interessante. A acerola possui mais vitamina A do que a laranja.
Esta vitamina é responsável por prevenir doenças como a cegueira noturna. A quantidade diária recomendada de vitamina A é de 900 microgramas para homens e 700 para mulheres.
Neste sentido, enquanto a laranja nos oferece 20 microgramas dessa vitamina a acerola surge como a campeã em teores, apresentando 76 microgramas.
os-incriveis-beneficios-da-acerola.2
A acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C.
Mas como tudo isso influencia nas propriedades da fruta? Vejamos.

PROPRIEDADES DA ACEROLA

– Por ser a fruta com maior teor em vitamina C, a acerola apresentapropriedades antioxidantes além de estimular a síntese de colágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos.
– Também combate à fadiga, esgotamento nervoso e estresse, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.
– Devido a sua riqueza em minerais a acerola é um bom remineralizante, sua alta concentração em flavonoides e antocianinas lhe conferem propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças como o câncer e cardíacas.
– Também é indicada para auxiliar em casos de afecções pulmonares, tratamento de disenterias, cicatrização de feridas, gripeshemorragias nasais e gengivais, dores musculares, reumatismo, anemiadoenças do fígado e dietas para pessoas em recuperação de desgastes físicos ou desnutridas, dentre outras.

UM CAFÉ DA MANHÃ ENERGÉTICO E SAUDÁVEL

Com a acerola é possível preparar um café da manhã energético e saudável, ideal para adultos, crianças e muito indicado para pessoas em estado de recuperação de traumas, cirurgias, etc, por seus nutrientes benéficos.
Existem várias maneiras de consumir a fruta, a mais popular é preparando o suco de acerola, uma receita muito fácil.
Para isso só precisaremos de:
1 copo de acerolas lavadas (250 ml);
1 copo de água (250 ml) bem gelada;
2 colheres de algum adoçante de sua preferencia (opte por adoçantes naturais).
Preparo
Bata a acerola com água em um liquidificador até que a polpa se solte da semente (menos de 1 minuto), coe o suco.
Volte ao liquidificador com o suco, adicione o adoçante de sua preferencia e bata por mais dois minutos.
Apenas lembre-se que o suco deve ser consumido imediatamente, pois uma vez armazenado perde todas as suas propriedades.
os-incriveis-beneficios-da-acerola
O suco de acerola deve ser consumido imediatamente, pois uma vez armazenado perde todas as suas propriedades.
Caso prefira uma receita diferente, anote-a:
– 1 iogurte natural desnatado;
– 1 colher de chá de mel;
– 6 morangos;
– 3 colheres de chá de flocos de aveia;
– 2 nozes picadas;
– 2 colheres de pó de acerola ou 10 – 12 frutas frescas.
Preparo
Misture o mel, a acerola (ou o pó) e o iogurte até que a mistura se torne suave e homogênea. Adicione os flocos de aveia, os morangos limpos e lavados em pedacinhos e as nozes descascadas.
A acerola pode ser encontrada em polpa ou em pó, por ser um fruto muito sensível ao calor requer grandes cuidados de manuseio e armazenamento. Mas para aproveitar de todos os seus benefícios, nada melhor do que o fruto fresco.
Caso você viva em algum lugar onde seja possível realizar o plantio, sem dúvidas será uma melhor opção. Plantar a acerola pode ser uma tarefa mais simples do que parece. Veja um pouco mais sobre o assunto:

CONTRAINDICAÇÕES

O consumo de acerola geralmente não aparece associado a grandes problemas,mesmo que por vezes possa apresentar efeitos secundários leves, como náuseas, cólicas estomacais, diarreia, sonolência ou insônia.
Mas vale ressaltar que a acerola pode causar problemas se consumida por pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.
O melhor é diminuir ou evitar seu consumo em períodos de gravidez ou lactação, pois seus efeitos sobre o desenvolvimento do feto são desconhecidos.
O mesmo cuidado é válido em casos de cálculos renais, doença renal ou gota.

Estamos de volta !!!

Boa tarde Pessoal, sei que andei meio sumido !!!  Estamos no facebook.com/ocultivoavida Agora estou cuidando mais da parte de Recuper...