sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Frutíferas ornamentais no Paisagismo

O Uso de árvores e arbustos frutíferos no paisagismo é muito utilizado, devido a resistência e baixa manutenção bem como a produção de frutas em determinados períodos do ano.

Porém é importante ressaltar que árvores de grande porte devem ser evitadas na arborização urbana, devido frutos quando maduros poderem atingir pessoas e carros em locais públicos, gerando grandes problemas e poderá ocasionar a retirada das mesmas. 






No caso da Jaca, o seu uso é indicado em praças, parques, evitando a utilização em ruas, poise seus frutos são demasiadamente grandes. Exemplos são: Goiaba, Jabuticaba, Manga, dentre muitas outras de porte médio são apropriados em diferentes ambientes, tomando sempre o cuidado de manter podas para evitar que a árvore atinja alturas elevadas e se encontrem com fiação elétrica ou cause outros prejuízos. Seja moderado, e utilize as frutíferas ornamentais com as ornamentais pois tornará grandioso seu projeto, fazendo um mesclado de opções.

Foto: Guilherme Motta
Nome científico: Cocos nucifera L.
Nome-popular: Coco, Coqueiro, Coco-da-Bahia


A Palmeira mais utilizada no paisagismo dentre as frutíferas é o Cocos nucifera (Coco-da-Bahia), devido sua beleza, e produção de frutos. Porém seu uso em projetos deve ser bem realizado, pois devido ao peso dos frutos pode amassar carros e causar acidentes a pessoas. O uso em regiões litorâneas é bem apreciado.

Foto: Guilherme Motta
Nome científico: Citrus sinensis (L.) Osbeck
Nome-popular: Laranja, laranjeira


Em relação aos arbustos sua utilização é mais propícia em pequenos pomares e jardins, devido a facilidade de colheita.
Aumentando assim a interação verde-ambiente, pois com frutíferas em seu jardim, pequenos animais virão em busca de alimento, como belos passáros.

Foto: Guilherme Motta
Nome científico: Punica granatum L.
Nome-popular: Romã


Nada como abusar das frutas neste verão, melhor ainda quando ao nosso alcance.

Foto: Guilherme Motta
Nome científico: Prunus persica (L.) Stokes
Nome-popular: Pessêgo, pessegeiro


Que Tal ter um jardim desses em casa ?


Fonte:http://www.auepaisagismo.com/?in=1162


 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário