quarta-feira, 20 de julho de 2011

Miniabóbora ou (Cucurbita pepo)





Á primeira vista, a miniabóbora parece só um enfeite para pratos requintados. Porém, ela é mais do que isso. Trata-se de uma iguaria das mais festejadas pela alta gastronomia. Dá até pena de cortar a tampa desta delicada abobrinha e tirar sementes para colocar apetitosos recheios antes de leva-la ao forno. Mas quem supera essa etapa não se arrepende. Nos Estados Unidos, as miniabóroras são divertimento para a criançada na criação das famosas Jack O'Lantern, as lanterninhas usadas no Halloween, o dia das Bruxas que ocorre todo ano em 31 de Outubro. Divertimento maior ainda, para crianças e adultos é ver a plantinha crescer, florescer e produzir suas abóboras. Para isso, não é preciso muito espaço. Apesar de atingir 4m de comprimento, os ramos da miniabóbora podem ser conduzidos em treliças, tudo por conta das gravinhas que se agarram nas estruturas. Um local que recebe sol boa parte do dia, um vaso com substrato rico em nutrientes e estacas para sustentação são suficientes para começar o cultivo.
No Brasil, ainda é considerado luxo passar no supermecado e comprar essas miniaturas de abóbora para acompanhar a refeição. O preço da hortaliça é elevado e ela não é encontrada com facilidade. Isso tem uma explicação. "As miniabóboras são plantas muito exigentes em nutrição e sua produção so é possível em estufas. Isso torna o produto mais caro explica Cyro Cury Abumusi, produtos da Fazenda Itauaú. Isso acontece por exemplo com a variedade Pumpkin Kino, que tem até a casca comestível e gosto parecido com a batata-doce.
Geralmente, essa abóbora tem por volta de 12cm de diâmetro e pesa até 400g.
Existem apenas três produtores da variedade Pumpkin Kino em nosso país " A venda de suas sementes é controlada por uma distribuidora e só produtores selecionados podem adquirir" explica Cury. Pelo visto, é uma maneira de manter a produção limitada e o produto valorizado.
E não adianta: plantar sementes retiradas da miniabóbora, dificilmente produz os pequenos frutos comestíveis e ornamentais.
Felizmente, para o jardinista interessado em cultivar abóboras em miniatura, existe a variedade Mini Jack, vendida em forma de sementes pela empresa gaúcha Isla. Trata-se de uma variedade da abóbora-moranga comum , com de cor amarelo- alaranjadae polpa creme. A diferença é que seus frutos medem 8 cm de diâmetro e têm entre 4 cm e 6 cm de altura, Já o peso varia entre 120g e 150g.

FONTE: Revista Natureza, Pág:14 a 17, Ed:277, Fevereiro de 2011.

9 comentários:

  1. ganhei de presente uma miniatura dessas,vou plantar as sementes e cuidar com carinho,pedir a Deus para abençoar,e esperar prá ver.

    ResponderExcluir
  2. linda, gostaria de plantar em casa.

    ResponderExcluir
  3. plantar as sementes provenientes desta abobora é valido sim... e germinam..a abobora mini jack é muito mais saborosa e as sementes de facil acesso...

    ResponderExcluir
  4. moro no interior de Minas gostaria de cultivar miniabobora por aqui, como faço? me indicariam algo?

    Alexandre Tagliate aletagliate@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Onde encontrar semente de mini abóbora? Gostaria de cultivar.Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Sera q alguem poderia me ajuda com algumas informações da mini abóbora? Pois eu irei fazer um projeto sobre ela, mas n estou encontrando nenhuma informação dela. se alguem poder me ajuda me mande um E-mail: rafacostarl@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sera q alguem poderia me ajuda com algumas informações da mini abóbora? Pois eu irei fazer um projeto sobre ela, mas n estou encontrando nenhuma informação dela. se alguem poder me ajuda me mande um E-mail: rafacostarl@gmail.com.br

    ResponderExcluir

Estamos de volta !!!

Boa tarde Pessoal, sei que andei meio sumido !!!  Estamos no facebook.com/ocultivoavida Agora estou cuidando mais da parte de Recuper...