quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

LILÁS.

















Nome Científico: Syringa vulgaris
Nome Popular: Lilás, Lilás-comum
Família: Oleaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Europa e Ásia
Ciclo de Vida: Perene

O lilás é um arbusto lenhoso e decíduo, cultivado no mundo todo por suas flores bonitas e muito perfumadas. Seu porte é grande, alcançando de 3 a 7 metros de altura, sendo considerado por vezes uma arvoreta. O caule é ramificado, com casca marrom-acinzentada e lisa nos exemplares jovens ou sulcada e descamante nos mais velhos. Das raízes de exemplares adultos podem surgir bortações à distância, formando pequenos bosques ao longo de muitos anos. As folhas são simples, opostas, ovais a cordiformes e de cor verde. As inflorescências surgem na primavera e são do tipo panícula, muito vistosas, com numerosas flores de fragrância única, de cor lilás ou branca, de acordo com a variedade. O fruto é seco e do tipo cápsula, com duas sementes aladas.

No paisagismo o lilás é bastante versátil, acrescentando romantismo, delicadeza e perfume ao jardim. Torna-se uma bela arvoreta quando podado de forma a ficar com caule único, assim, o lilás pode ser utilizado isolado ou em grupos. Deixado em sua forma arbustiva presta-se para a formação de maciços e cercas-vivas informais. As podas anuais devem ser leves e realizadas sempre após a floração. Este manejo é importante, porque podas drásticas ou fora de época prejudicam o florescimento subseqüente, pois a planta forma suas inflorescências a partir dos ramos formados na temporada anterior.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, de pH neutro ou levemente alcalino, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Necessita de frio durante o inverno para que floresça satisfatoriamente, por este motivo é indicado apenas para regiões com clima temperado e subtropical. Tolerante a curtos períodos de estiagem. Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e enxertia dos ramos.

FONTE:http://www.jardineiro.net/br/banco/syringa_vulgaris.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário