terça-feira, 28 de julho de 2015

Bambu-moso

Gostaria de saber qual a planta que tem o crescimento mais rápido. Ouvi dizer que algumas plantas tem o crescimento tão rápido que pode ser percebido de um dia para o outro.” Gláucia Cristina – Nova Iguaçu/RJ

                      Gláucia, obrigada pelo carinho. Fico muito feliz quando percebo que realmente tenho ajudado meus leitores. Bem, isso é verdade mesmo: algumas plantas possuem o crescimento rápido o bastante para ser perceptível aos nossos olhos. Algumas trepadeiras possuem esta habilidade, no entanto, o vegetal como crescimento mais rápido que se conhece é o Bambu-moso, chamado de Phyllostachys edulis na comunidade científica.

                         Os bambus de maneira geral crescem apenas nos primeiros anos de vida. Depois de maduro, por mais longa que seja a vida (alguns vivem mais de 100 anos), o bambu não cresce 1 milímetro sequer. Isso, porque ele prefere canalizar suas energias para a formação de novos brotos e com isso, formar aquelas aglomerações que vemos por aí.
                     O Bambu-moso é um dos maiores e mais belos podendo chegar a 75 metros de altura e com o diâmetro em torno de 20 cm. Mas o mais impressionante é mesmo a rapidez no seu crescimento. Existem registros de um único broto que cresceu 1 METRO EM UM ÚNICO DIA, ou seja, 4 CENTÍMETROS POR HORA. Outro registro comprova um exemplar que cresceu 20 metros em apenas 2 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário