terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pesquisa da Anvisa aponta 13 alimentos que exageram no uso de agrotóxicos

                    O estudo do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), baseado nos anos de 2011 e 2012, constatou anormalidades sobre o uso de agrotóxico em 13 dos alimentos mais comuns consumidos na mesa do brasileiro. Em 2011, o número chegou a 36% e em 2012 teve uma redução significativa, chegando a aproximadamente 29%. Muitos deles também apresentaram substâncias não autorizadas no Brasil.
                    A agência analisou 3.293 amostras dentre estes 13 alimentos monitorados, sendo eles arroz, uva, cenoura, laranja, abacaxi, alface, morango, feijão, pimentão, maçã, mamão, pepino e tomate. Dentre os alimentos com grandes taxas de irregularidades, o pimentão lidera a lista, das 213 amostras estudadas em 2011, 89% apresentaram violações, a maioria delas por uso de defensivos agrícolas não autorizados. Em 2012, o produto não foi analisado.
                   A pesquisa constitui dois tipos de irregularidades, uma quando o alimento possui agrotóxico acima do Limite Máximo de Resíduo (LMR) permitido e outra quando a amostra apresenta resíduos de agrotóxicos não autorizados para o alimento. A Anvisa destacou que dois tipos de agrotóxicos proibidos no Brasil, o azaconazol e o tebufempirade, foram encontrados nas amostras de alimentos.
Confira no infográfico o resultado completo da pesquisa realizada com os 13 alimentos:


Fonte : http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/pesquisa-anvisa-13-alimentos-exageram-agrotoxicos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Euterpe olearacea Mart.

Pequeno, redondo e de cor azul-noite, quase negro, o açaí pode ser considerado a pérola da Amazônia. O açaizeiro faz parte da família da...