quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Homenagem a Oscar Niemeyer

0scar Niemeyer;

Muito tem se falado sobre as obras de Oscar NiemeyPerdemos um Grande Mestre e um ser humano especial e notável, dizem todos que o conheceram de perto, porém um dos pontos mais importantes de seu trabalho foi a valorização do paisagismo.

Desde a faculdade, Oscar Niemeyer mantinha amizade com Burle Marx. E, a partir dela, se tornaram parceiros em vários projetos: complexo da Pampulha, Eixo Monumental de Brasília, Museu de Arte Moderna do Rio e outros.

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu no bairro das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907 e faleceu no dia 05/12/2012.

Seu trabalho, sempre cheio de curvas em concreto que tornavam seu estilo inconfundível, marcou a paisagem urbana do Brasil e de outros países.

Seu primeiro grande projeto foi em Belo Horizonte, em 1940: O Conjunto da Pampulha, no bairro na capital mineira, que incluía o cassino, a Casa do Baile, o clube e a igreja de São Francisco de Assis.
Suas palavras definem o estilo que influenciou a arquitetura em todo o mundo e que o fez merecedor de vários prêmios internacionais:

"Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo".
Niemeyer projetou o parque Ibirapuera e o Edifício Copan, ambos em São Paulo. Em 1956, com JK na presidência do Brasil, organizou o plano piloto de Brasília e foi responsável pela construção da nova capital federal.
Com traços ousados, o filho do modernismo criou o Itamaraty, o Alvorada, o Congresso, a Catedral, a Praça dos Três Poderes, entre outros prédios e monumentos.

Perdemos um Grande Mestre e um ser humano especial e notável, dizem todos que o conheceram de perto.







 
 Fonte : http://www.auepaisagismo.com/?id=Aue-Paisagismo-homenageia-Niemeyer%2c-o-arquiteto-que-promoveu-o-paisagismo-de-Burle-Marx.&in=1143


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário