sábado, 16 de fevereiro de 2013

Meu Jardim.

Meu Jardim....


















Flor-borboleta – Rotheca myricoides



                       A flor-borboleta é uma planta arbustiva e florífera, caracterizada pelas delicadas e fragrantes flores azuis, semelhantes a borboletas. Seu caule apresenta textura semi-lenhosa e ramificada, podendo alcançar 3 metros de altura, com folhagem esparsa. As folhas são ovaladas, opostas, com margens denteadas e cor verde escura. Floresce o ano todo em regiões de clima quente, e na primavera, verão e outono em clima temperado ou subtropical. As inflorescências, do tipo panícula, surgem nas pontas dos longos e curvados ramos. Cada flor apresenta cinco pétalas, sendo que destas quatro são de cor azul claro e uma é de cor azul escuro. O aspecto geral da flor lembra uma borboleta, com os longos estames no topo, fazendo às vezes de antenas. Atrai polinizadores, como abelhas e borboletas.
Descubra a beleza da flor-borboleta, cultivando-a isolada no jardim ou em grupos, formando renques junto a muros por exemplo. Se combinada com outras espécies também poderemos obter um excelente efeito, especialmente se as companheiras tiverem flores amarelas. É fácil mantê-la no formato e tamanho desejado através de podas. Se for conduzida com amarrios sobre um suporte apropriado se tornará uma bela trepadeira. Pode ser cultivada também em vasos e jardineiras, adornando assim varandas, pátios e sacadas.
Deve ser cultivado sob meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor e a umidade tropicais. É de fácil manutenção, exigindo apenas adubação orgânica e podas anuais. Após as floradas, é interessante podar-lhe as pontas dos ramos com inflorescências velhas e murchas, estimulando assim novas florações. Não tolera geadas. Em lugares com inverno frio, convém cultivá-la em vasos e protegê-la em ambientes internos durante essa estação. Neste período, convém também reduzir as regas. Multiplica-se facilmente por mergulhia e estaquia dos ramos e raízes.


Fonte : http://www.jardineiro.net/plantas/flor-borboleta-rotheca-myricoides.html

Fonte Foto : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459199663-mudas-de-clerodendro-rotheca-myricoides-butterfly-bush-_JM?redirectedFromParent=MLB448390348

Margarida – Leucanthemum vulgare


                A margarida é uma das plantas mais conhecidas, singela porém vistosa, lembra a simplicidade do campo. Suas flores são pequenas, reunidas em capítulos grandes, que podem ser simples ou dobrados, com pétalas brancas e centro amarelo. A folhagem é macia e verde escura, e evidencia, pelo contraste, as flores sustentadas por longos pedúnculos. Devido à sua rusticidade é muito utilizada em jardins públicos. Presta-se à composição de maciços e bordaduras a pleno sol. Utilizada também como flor de corte.
Devem ser cultivadas em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Tolerante ao frio. Multiplica-se através da divisão das touceiras. 

Fonte : http://www.jardineiro.net/plantas/margarida-leucanthemum-vulgare.html

Fonte Foto : http://www.123rf.com/photo_9880840_meadow-with-marguerites-in-spring-leucanthemum-vulgare.html

Margarida


                A margarida-amarela é uma planta muito vistosa e florífera, recomendada para grandes maciços em gramados bem cuidados. Na primavera e verão produz inflorescências de coloração amarelo ouro a ocre, com o centro elevado e de coloração marrom-arroxeado, que mais parecem pinturas. São duas as variedades mais populares: uma que possue capítulos florais completamente amarelos e outra que apresenta um halo marrom próximo ao centro da flor. Ocorrem ainda formas com flores dobradas. A folhagem é bastante bonita e pilosa e as folhas possuem bordas serrilhadas.
Devem ser cultivadas a pleno sol em canteiros bem adubados e ricos em matéria orgânica, regados periodicamente. Requer replantio anual, apesar de ser bienal, pois perde a beleza com o tempo. Aprecia o frio de leve, sendo portanto indicada para regiões de altitude e de clima mais ameno. Multiplica-se por sementes.


Fonte : http://www.jardineiro.net/plantas/margarida-amarela-rudbeckia-hirta.html

Fonte Foto : http://www.missouribotanicalgarden.org/gardens-gardening/your-garden/plant-finder/plant-details/kc/a109/rudbeckia-hirta.aspx